No Brasil, a maioria dos imóveis tanto comerciais como residenciais não possuem projetos de combate a incêndio, e se tornam uma verdadeira bomba-relógio, colocando milhares de pessoas em risco!

Isso mesmo, a maioria dos prédios brasileiros não possuem uma estrutura qualificada. Nesse post vamos explicar o quão importante é possuir um sistema de combate a incêndio. Confira.

Projeto de combate a incêndio

Atualmente o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de mortes por incêndio, segundo um cruzamento de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) com uma pesquisa realizada pela Geneva Association. Nos últimos 10 anos, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS registrou 1.051 mortes por incêndio ou por exposição à fumaça, perdendo apenas para os Estados Unidos (3.192 óbitos) e o Japão (1.750 mortes), de acordo com a pesquisa World Fire Statistics da entidade internacional.

Os focos de incêndio se transformaram no temor de todos que moram nos grandes centros urbanos, por conta da aglomeração de estruturas em um só  local, porém, muitas pessoas não sabem o que é incêndio, e como ele é formado. Confira abaixo.

O QUE É INCÊNDIO?

Incêndio se trata de uma ocorrência na qual há formação de fogo descontrolado.

Incêndio florestal

Para que o fogo seja criado, é necessária a presença do chamado “Quadrilátero (ou Tetraedro) do fogo”, formado por combustível (qualquer material que pegue fogo), comburente (elemento que, associado ao combustível, capaz de fazê-lo entrar em combustão — como o oxigênio), o calor (fator necessário para iniciar a combustão) e a reação em cadeia (onde a temperatura das chamas consegue inflamar os demais materiais existentes no local).

Retirando qualquer um dos três primeiros componentes, não existe a possibilidade de fogo e as chances de ocorrer um  incêndio são mínimas. Os extintores de incêndio seguem essa ideia, podendo trabalhar nas três pontas do triângulo, mas não na reação em cadeia.

Extintores de incêndio

O fogo já foi, inúmeras vezes, capa de jornais, sendo principal causa de grandes tragédias, como, o incêndio que atingiu o edifício Wilton Paes de Almeida e provocou o desabamento do prédio na madrugada de terça-feira dia 1º de março de 2018, na cidade de São Paulo.

Graças às ações dos bombeiros civis da cidade de São Paulo, o fogo foi controlado após a queda do prédio. Porém, o quarteirão ficou interditado por um período de tempo.

A IMPORTÂNCIA DO BOMBEIRO CIVIL

O bombeiro civil é treinado para prevenir incêndios e comandar os procedimentos iniciais nos momentos de emergência, como isolamento da área e atendimentos às possíveis vítimas.

Corpo de bombeiros

É de se admirar o trabalho que esses profissionais realizam nas grandes cidades. A confiança dada a eles foi construída no decorrer de muito tempo. São eles que atuam diretamente no combate ao Incêndio em empresas, hospitais, nas indústrias, nas instalações portuárias e aeroportuárias, em reservas florestais, nos municípios ou como voluntários, sempre preservando a vida das pessoas.

Muitos desses profissionais já trabalharam em outras áreas, como no policiamento das cidades, operando como seguranças de condomínios, porém, buscaram se especializar fazendo o curso de bombeiro civil.

Essa graduação tem como objetivo habilitar os usuários a inspecionar e testar equipamentos de combate a incêndio, interpretar documentos legais, atuar na regularização da edificação e garantir que todas as normas de segurança estão sendo seguidas.

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE UM BOMBEIRO CIVIL

Os bombeiros civis podem trabalhar nas diversas áreas, tais como análise de extintores, regularização de bombas de água, hidrantes e outras máquinas. Lojas como shopping centers também contam com esse tipo de auxílio de segurança.

curso de bombeiro civil sp

Todos os alunos do curso de bombeiro civil sp recebem uma formação específica, técnica e teórica, sobre primeiros socorros e de salvamento de pessoas em situações extremas. Essas disciplinas compõe as classes e quando completadas garantem a formação do bombeiro. Os alunos desse curso, também podem se especializar nas aulas de socorristas para primeiro atendimento, atuar como bombeiro também em eventos, shoppings, empresas e vários outros empreendimentos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BOMBEIRO CIVIL E BRIGADA DE INCÊNDIO

Na hora de buscar uma especialização, muitas pessoas ainda têm dúvidas entre os cursos de bombeiro civil e curso de brigada de incêndio. Vamos esclarecer essa dúvida.

curso de brigada de incêndio

Um bombeiro civil é aquele que exerce , em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas públicas ou privadas, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a focos de incêndio.

É possível notar que no termo função exclusiva é evidenciado que o bombeiro civil não realiza outra função, a não ser prevenção e resposta às emergências. Já, os brigadistas exercem outras atividades como, por exemplo: Porteiro, recepcionista, gerente, e só atuarão em exercícios simulados, prevenção e emergência quando estes assim exigirem, pois, são voluntários e essa não é a principal atividade desses profissionais.

Brigadista de incêndio

A formação do curso de bombeiro Civil da Norma Brasileira de Regulamentação NBR 14.608 são de 210 horas (duzentas e dez horas) entre módulos teóricos e práticos.

Já o curso de brigada de incêndio irá preparar as pessoas para que elas consigam atuar em situações emergências, operando ferramentas de combate a incêndio, ajudando nos planos de evacuação, identificando produtos perigosos e reconhecendo os seus riscos ou prestando os primeiros socorros, visando sempre preservar a vida de outros funcionários e o patrimônio da empresa.

Muitas empresas profissionalizam os seus colaboradores com esse curso, porém, sempre é necessário que as suas estruturas estejam dentro dos padrões exigidos pelos bombeiros.

Todos os itens dentro de uma organização são combustíveis para o fogo, por conta disso, importante ter equipamentos e pessoas treinadas para qualquer eventualidade.

Não brinque com o fogo, se previna!