A criação de um blog virou obrigação para as empresas de todos os setores no mercado digital. Criar conteúdo para a internet é uma das maneiras mais eficientes do marketing digital que pode levar a sua empresa ao sucesso.
Dentro de uma estratégia de marketing, ter um blog é essencial para gerar autoridade e ganhar tráfego orgânico através da criação de conteúdos relevantes e otimizados para SEO com o objetivo de atingir o topo do ranking de buscas do Google.
O público em geral dá muito valor aos negócios que mostram que entendem sobre o seu mercado. Despertar a curiosidade nos clientes é importante para gerar confiança e credibilidade, fazendo com que num futuro próximo eles comprem seus produtos de forma recorrente.
Confira os principais motivos para criar um blog para sua indústria e conseguir mais clientes:
1. Sua empresa vira referência e ganha autoridade na internet
Os blogs são bastante valorizados por clientes. É através deles que eles conseguem ter mais informações sobre o trabalho, a posição e os valores de um negócio. A lógica é a seguinte: se você escreve sobre o seu setor de mercado é sinal que você entende dele.
Dessa maneira, a criação de conteúdo relevante que vise resolver dúvidas e oferecer as soluções apropriadas para os clientes é o caminho mais curto para se tornar referência em seu setor.
Além disso, quem não conhece sua empresa, tende a achar seu blog através de compartilhamento nas redes sociais e em pesquisas no Google e em outros sites de busca. Isso pode fazer a sua empresa chegar a muito mais gente, tornando o contato e o fechamento de negócios com clientes de outras regiões do país e de outros países.
Ser referência em seu mercado é um grande diferencial competitivo, já que hoje a concorrência é cada vez mais severa e encontrar meios para se destacar é ainda mais necessário.
Para se tornar referência no assunto, basta que você comece um blog e foque em posts de qualidade, abordando assuntos mais procurados por seus clientes, que sejam objetivos e coerentes.
Isso irá fazer com que potenciais clientes comecem a criar uma confiança na sua marca, bem antes de comprarem um de seus produtos. Tudo é parte do processo e ter um blog é necessidade para isso.
2. Agiliza o processo de venda
Um dos motivos para que um blog seja tão importante numa estratégia de marketing digital é que ele ajuda a agilizar o processo de venda. O blog funciona como mola impulsora para levar o cliente do estágio inicial, de conhecimento do problema, para o estágio final, da decisão de compra.
Desenvolvendo uma estratégia eficaz é possível criar conteúdo para as três etapas do funil de vendas, fazendo com que a jornada de compra de seus clientes seja mais rápida. Dessa maneira, você manterá o contato com potenciais clientes, os deixarão interessados e estabelece uma confiança que os levem a comprar de sua indústria em pouco tempo.
A construção da autoridade como falamos acima faz com que sua empresa vire referência no mercado. E quem é referência se torna um símbolo de qualidade e confiança. Por isso, ter um blog é essencial para comprovar a capacidade da sua empresa no mercado e garantir mais vendas.
Confira também o passo a passo para criar um blog.
3. Gera resultados recorrentes
Pensando no marketing tradicional, antigamente era muito popular utilizar meios de comunicação com TV e rádio para veicular campanhas, comprar outdoors, tudo isso para chamar a atenção do público para ofertas e promoções de uma empresa.
E apesar de existir a oportunidade de usar a internet hoje em dia, muitos empresários ainda apostam nesses meios e ainda tem um certo resultado, mas já menos efetivos, o marketing tradicional só dá resultado durante um período.
Quem investe em publicidade sabe que uma campanha pode gerar resultados impressionantes, mas que depois de pouco tempo as coisas voltam ao normal. Então, para não entrar nesse loop infinito, muitos profissionais de marketing sugerem a criação de um blog para geração de resultados recorrentes.
Um dos tipos de conteúdo para blog é chamado de Evergreen. Nesse tipo de conteúdo, você pode criar artigos sobre pautas frias, que podem gerar tráfego para o seu site mesmo após muito tempo de lançados.
Diferente do que acontece com portais de notícias que se caracterizam por falar de matérias factuais, ou seja, o que está acontecendo agora, o conteúdo evergreen faz o inverso e aborda temas que não envelhecem.
Dessa maneira, é possível continuar fazendo de seu blog uma ferramenta para a geração de tráfego orgânico contínuo, sendo algo muito mais barato do que apostar apenas em publicidade para conseguir clientes.
Além disso, esse conteúdo poderá sempre ser usado para alimentar suas redes sociais e criar proximidade com seus potenciais clientes. Por isso, ter um perfil no Linkedin e no Facebook, bem como estar e gerenciar o Instagram da marca, são canais onde seu blog continuará gerando impacto positivo.
4. Torna seu site dinâmico
Muitas empresas criam sites institucionais e não aproveitam a oportunidade para criar um blog. Contratando uma hospedagem de site WordPress, por exemplo, é possível já ter um blog incluído em seu site e trabalhar um layout mais dinâmico para o seu site.
Em vez de ter um conteúdo fixo com poucas páginas, apenas para contato e abordagem inicial de serviços, você pode ter um blog que gere tráfego todos os dias, seja atualizado com frequência e que faça seu negócio girar mais rápida, gerando mais oportunidades de negócio.
5. Sua empresa no Google
A criação de um blog também é muito importante para fazer com que sua empresa apareça no topo dos resultados de busca do Google. Trabalhando as boas práticas de SEO (Otimização de Busca), você criar um conteúdo relevante e que lhe posicione entre os melhores dentro dos sites de buscas.
Como o número de pesquisas nestes sites é alto e está comprovado por pesquisas que antes de uma compra, a maioria das pessoas pesquisam no Google e em outros sites sobre o que querem comprar, é essencial estar presente dentro dessas plataformas.