No atual cenário ter uma presença digital é essencial para otimizar resultados e aumentar as vendas de qualquer negócio e na indústria não seria diferente. Continue a leitura e confira 6 ações que vão ajudar a aumentar as vendas da sua indústria! 

Os processos de compra e venda do mercado B2B (empresas que vendem para empresas) são complexos, pois quem decide a compra está cada vez mais buscando por informações sobre produtos e empresas na internet. 

Dessa forma, quem atua com vendas no setor industrial já percebeu o quanto é importante investir em estratégias de marketing digital para manter seu espaço no mercado, independente da sua área de atuação. 

Continue a leitura e saiba quais ações podem ser desenvolvidas para sua indústria ter presença digital, se adequar ao novo perfil de consumidor e aumentar as suas vendas! 

Como ter presença digital e aumentar as vendas?

Para atingir este objetivo é preciso desenvolver 6 ações básicas:

1. Ter um site é o primeiro passo

Hoje, quando queremos comprar algo, a primeira coisa que fazemos é uma pesquisa na internet, não é mesmo? Assim, ter um site sempre é a melhor maneira de se mostrar para clientes em potencial, falar sobre a sua marca, produtos e/ou serviços. 

Contudo, muitas vezes, o site pode ser o primeiro contato entre um potencial cliente e a sua marca. Assim, é fundamental que esse site seja adaptado para otimizações e traga informações básicas, claras e objetivas sobre a sua empresa, tais como: 

  • Quem é a empresa; 
  • O que a empresa faz; 
  • Os produtos e/ou serviços da empresa; 
  • Sua localização; 
  • E informações de contato. 

Além disso, é muito importante que ele seja responsivo, ou seja, adaptado para computadores e dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

De acordo com a empresa de consultoria empresarial Boston Consulting Group (BSG), o Google mostra que praticamente a metade das pesquisas de empresas B2B são realizadas por smartphones e, ainda neste ano de 2020, esse número deve saltar para 70%.

2. Criar um blog com conteúdos para atrair visitantes

Ter um blog dentro do seu site é uma ótima estratégia de marketing, pois ele faz a sua empresa aparecer nos resultados do Google. Isso atrai mais visitantes para a sua página e torna a sua marca mais conhecida. 

No marketing essa estratégia de produção de conteúdos é chamada de “marketing de conteúdo”, e vem sendo cada vez mais utilizada por mercados como o B2B, tendo se tornado fundamental para que indústrias tenham visibilidade e possam vender mais. 

3. Utilizar as mídias sociais do modo certo

As mídias sociais fazem, cada vez mais, parte da vida das pessoas de todas as idades e níveis sociais. Sendo assim, o seu uso pelas equipes de vendas é importantíssimo. 

No entanto, não basta apenas se fazer presente nas redes sociais. É necessário ter uma estratégia com objetivos bem definidos, que incluam esses 3 pontos: 

  • Frequência de postagem; 
  • Conteúdos adequados; 
  • Postagens com conteúdos de entretenimento e educação do público-alvo e não somente voltados para a venda. 

4. Fazer uso de e-mail marketing

A função do e-mail marketing é criar e manter um relacionamento com clientes em potencial e com quem já compra da sua indústria. Porém, para não serem confundidas com spam, as mensagens devem ser disparadas apenas para possíveis interessados. 

Um levantamento realizado pela Campaign Monitor mostra que campanhas de e-mail personalizados e segmentados aumentam a receita em até 760%! 

5. Fazer anúncios pagos no Google

Outra estratégia importante é investir em anúncios pagos em ferramentas de links patrocinados como o Google Ads, através de anúncios desse tipo é possível divulgar o seu site em grandes buscadores, como o próprio Google. 

É importante ressaltar que ao anunciar na ferramenta, os seus conteúdos se destacam como links pagos nos resultados da pesquisa e se diferenciam dos resultados de pesquisa orgânicos. 

Para fazer um anúncio no Google Ads é preciso definir uma palavra-chave relacionada ao produto ou serviço que você vende. Não existe um valor mínimo ou máximo para o clique que você receber em seus anúncios, você pagará o valor definido pelo leilão do buscador, logo é preciso fazer um acompanhamento consistente dos lances e também avaliar as palavras-chave para evitar a perda de dinheiro.

6. Aplicar técnicas de SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização em motores de busca, em português). Em outras palavras, SEO é um conjunto de técnicas que são aplicadas no seu site e em nos conteúdos do site para otimizar o ranqueamento da página nos motores de busca, fazendo com que ela se destaque. 

Com algumas ações simples, você pode fazer com que a sua empresa obtenha o destaque online que você deseja, sem pagar nada por isso. 

A aplicação de técnicas de SEO é uma das principais estratégias do marketing digital e obedece a uma série de regras definidas pelo Google para que a página possa ranquear, ou seja, aparecer na primeira página das pesquisas. 

Conclusão

Fica bastante claro que para alcançar os objetivos de divulgar a sua marca e aumentar as vendas dos seus produtos e/ou serviços, vale a pena implementar as 6 ações principais do marketing digital. 

A verdade é que “quem não é visto, não é lembrado”. E se agora o consumidor procura informações sobre produtos e serviços na internet, é lá que a sua empresa deve estar! 

No entanto, dar os primeiros passos no mundo digital pode ser difícil, assim não deixe de se preparar e montar um planejamento estratégico de marketing

*Este artigo foi escrito por Jean Paulo, Pós-graduado em Marketing Integrado, coordenador do evento Conecta e CEO da Agência de Inbound Marketing Job Content, parceiro nível Gold da Resultados Digitais.