Em tempos onde o Inbound Marketing é a principal estratégia utilizada pelas empresas dos mais diversos setores, promover um bom atendimento ao seu cliente se tornou essencial. Para se destacar, procure implementar técnicas que promovam uma melhor experiência a seus clientes e leads a fim de conquistá-los e, assim, gerar mais lucros para o seu negócio.

Por isso, preparamos para você este guia prático com algumas dicas fundamentais. Assim, ao implementar elas em seu negócio você já sairá à frente de seus concorrentes.

1. Ouça o que seu cliente tem a dizer

Esteja pronto para ouvir seus clientes. Por mais que tenha recebidos críticas sobre seu serviço, ou seu produto, não leve para o lado pessoal e certamente não responda de forma grosseira tentando se defender. Procure entender o motivo pelo qual ele foi até aquele canal falar com você, atenda-o de forma educada e procure verdadeiramente solucionar os seus problemas.

Agora, se seu cliente está elogiando seu serviço, agradeça, seja gentil da mesma forma. Um cliente satisfeito indica sua empresa a outros possíveis clientes. E, principalmente, continue investindo no que está dando certo.

A opinião de seu cliente pode ser a bússola que você tanto precisa para ter uma empresa de sucesso. O bom atendimento ao cliente será um de seus principais diferenciais

2. Solucione os problemas de seu cliente

Só para reforçar, não basta só ouvir o que eles têm a dizer e simplesmente ignorar! Procure realmente se colocar no lugar de seus clientes e entender o motivo das sugestões e críticas.

Assim, ficará cada vez mais fácil de observar os pontos fortes e fracos de sua empresa e conseguir solucionar qualquer eventual problema.

Agradeça sempre pela colaboração deles, afinal, elas realmente podem ajudar no crescimento de seus negócios.

3. Valorize o tempo do cliente

Se um lead investiu seu tempo para ir até seus canais de comunicação fazer uma pergunta, tirar uma dúvida ou fazer uma sugestão, valorize este tempo! Atenda-o de forma rápida, gentil e eficiente, isso pode fazer toda a diferença para seu negócio.

Pense só, um lead pode estar conversando com inúmeras empresas de seu segmento ao mesmo tempo e quem o atender primeiro e da melhor maneira ganhará o cliente. Por isso, invista em meios de estar disponível 24 horas por dia para ele. Hoje em dia, já existem diversas formas de automatizar esse tipo de trabalho, procure a melhor forma para sua empresa.

4. Se comunique através da linguagem ideal para seus clientes

Esteja atento ao linguajar de seu público. Se você está tentando se comunicar com empresários do mundo coorporativo, talvez sua linguagem possa ser um pouco mais rebuscada, formal e com termos mais técnicos que certamente serão entendidos por eles.

Por outro lado, se sua intenção é atingir o cliente comum, trabalhe com uma linguagem mais simples e fácil de compreender. Se faça entender pelo seu público e busque formas de se aproximar dele através dessa comunicação. Falando igual a ele você já atrairá sua identificação.

5. Esteja disponível em vários canais

Seus leads podem estar em diversos canais, online ou não. Seja nas redes sociais, no próprio Google, pelo telefone, WhatsApp, entre tantas outras. Por isso, é importante que sua presença seja forte nos mais diversos canais. Faça uma pesquisa de público e entenda onde seus clientes estão. Só então, marque sua presença por lá.

Mas principalmente, conheça as melhores formas de utilizar cada um desses canais. Conheça as principais estratégias de marketing como o email marketing, por exemplo, que é uma das estratégias mais utilizadas ainda hoje. Use a tecnologia a seu favor.

6. Se destaque de seus concorrentes

Como dissemos ao longo deste artigo, o cliente deve sempre ser a sua prioridade. Os tempos mudaram e o foco do seu negócio deve ser o público-alvo. Por isso, é fundamental que se realizem pesquisas de mercado para entender quem é seu cliente ideal, onde ele se encontra, qual a melhor forma de falar com ele e chamar sua atenção.

Se você conseguir desenhar um planejamento estratégico visando todos esses pontos já sairá na frente de seus concorrentes e saberá de forma fácil como e quais deverão ser as suas ações a serem desenvolvidas, focando sempre na melhor experiência para seu cliente.