Missão, visão e valor: qual a importância para uma empresa

rodrigo

Em nosso país existem muitos tipos de empresas, e cada uma dessas empresas possui seus próprios valores, missão e visão de crescimento. Mas você consegue me responder qual é a importância dessas três palavrinhas dentro de uma empresa? 

Bom, sabemos que para uma empresa decolar, é preciso ter coisas básicas, como:

  • Um bom ambiente de trabalho, onde há respeito com os colegas de equipe; sem misturar problemas pessoais com profissionais; evitando arrumar intrigas ou ficar de fofoca na empresa. Os colaboradores precisam saber dialogar e se comunicar com os outros funcionários;
  • Manter a empresa sempre organizada e limpa, com os produtos em seus devidos setores (para que assim, os clientes e os funcionários não desperdicem tempo de seu dia indo atrás de determinado produto, por falta de organização da empresa)
  • Aplicar feedback aos funcionários e possibilitar que os clientes dêem para a empresa também, pois assim irá melhorar o relacionamento entre todas as partes envolvidas.

Dentre outros tópicos importantes que, se formos listar todos, serão muitos e não caberiam em um só artigo!

Mas chega de enrolação, vamos agora falar sobre o tópico deste artigo!

Missão, visão e valor: qual a importância para uma empresa?

Esses três pontos são os mais importantes em uma empresa, pois são eles que determinam o caminho dessa empresa.

Quando você tem uma meta a ser cumprida, ela não possui um valor para você? E você não possui uma visão dessa meta, de como ela vai ser realizada e valorizada por você? É basicamente isso!

São esses três pontos que vão dar uma direção para os gestores tomarem as decisões corretas para alcançar o objetivo da empresa. Estes são os pontos que vão definir o chamado “planejamento estratégico” da empresa. E para que esses 3 pontos sejam eficientes, é preciso que os gestores conheçam tudo sobre a empresa.

Vamos agora falar sobre cada um deles! Missão, visão e valor: qual a importância para uma empresa?

Missão:

A missão é o que vai decidir o objetivo da empresa, é o motivo de sua existência, ou seja, a missão é basicamente a razão de tudo na empresa, pois sem uma missão, por que essa marca existiria, não é mesmo? 

A missão é definida como a identidade da empresa, ela precisa ser clara e objetiva.

Todas as pessoas que de alguma forma participam do crescimento dessa empresa, como os clientes e os funcionários precisam estar a par dessa missão. 

E absolutamente todas as decisões tomadas, precisam ser de acordo com a missão, para que tudo ocorra de forma correta e segura, até porque também não faria muito sentido tomar uma decisão que não estivesse ligada com a missão da empresa.

Visão:

A visão é a demonstração do cenário dessa empresa depois de um período, é o sonho que o proprietário deseja realizar. A visão representa a imagem construída para a organização, e possui um tempo para ser pré estabelecida, podendo passar por algumas mudanças com o passar do tempo.

A visão deve ser consentida com todos os colaboradores, logo, o apoio de todos é fundamental nesse ponto, e todos os participantes devem ajudar a realizar esse sonho. 

Porém a visão não deve ser apenas um sonho, ela deve mostrar a todos os participantes o local e o momento em que a companhia deverá realizar esse sonho, de forma concreta! Não adianta nada ter um sonho e não fazer nada por ele, não é mesmo?

Valor:

O valor é o que demonstra os conceitos da empresa, são esses conceitos que dominam as decisões e as ações, eles devem ser criados a partir de uma doutrina, porém essa doutrina precisa ser bem interpretada.

A doutrina dessa empresa precisa ser voltada para o crescimento da própria companhia, visando apenas a boa organização e o que for bom para a empresa de acordo com todos os participantes da mesma (colaboradores, clientes, funcionários, etc), e não deve ser confundido com doutrinas religiosas impostas dentro dela, isso foge da missão, pois religião não tem ligação com a missão da empresa!

Claro que muitos possuem suas religiões e podem incluir a empresa em suas rezas ou orações, mas esse tipo de crença não deve ser inserido dentro de uma organização

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Oficinox.

Artigo Anterior

Como ampliar os canais de distribuição da sua indústria?

Próximo Artigo

Como administrar uma indústria do zero?

Escreva um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *