Não é de hoje que as empresas estão investindo em Marketing Digital. O alto retorno, os benefícios e a praticidade em se trabalhar com o meio digital é muito atraente para elas.

Quando falamos em Marketing Digital para empresas, podemos passar a ideia de que essa ferramenta só funciona para encontrar consumidores final. Esse é um erro grave. Na verdade, o Marketing Digital pode ser aplicado em quaisquer modelos de negócio, até mesmo em indústrias.

As técnicas presentes no mundo do Marketing Digital são genéricas. Assim elas têm a capacidade de se adaptar com bastante facilidade. Porém, devemos fazer a aplicação corretamente.

Quer aprender um pouquinho mais sobre o Marketing Digital Industrial? Aproveite para ler este artigo!

O Marketing Digital Industrial

O Marketing Digital Industrial — também chamado de Marketing Digital aplicado à Indústrias — é um ramo do Marketing Digital que surgiu naturalmente quando algumas indústrias perceberam o poder dessa aplicação.

Todos os conceitos continuam os mesmos, o que muda, em resumo, é o público-alvo. Ao invés de focar no consumidor final, estamos interessados nos empreendedores. Embora possa parecer um público difícil, ele também conta com suas dores — as quais devem ser exploradas.

O Marketing Digital Industrial trabalha principalmente na construção de sua marca. Dessa forma, ao gerar confiança para com os usuários da internet — em geral, seu público-alvo —, as chances de fechar negócios aumentam vertiginosamente.

Uma simples estratégia de criação de conteúdo onde sua empresa explica como diferenciar um produto de alta qualidade de outro de baixa qualidade pode ser muito interessante. O leitor dará um “selo de especialista” a sua empresa e, quando tiver problemas no futuro, recorrerá a ela.

Vamos ver alguns benefícios que o Marketing Digital proporciona para empresas.

Conquista espaço na internet

Com bilhões de pesquisas realizadas no Google todos os dias, quem não quer um pouquinho de audiência, não é mesmo? É justamente para isso que serve o Marketing Digital — e também é o motivo de uma consultoria ser tão cara.

Em uma bem-sucedida estratégia de conquista de palavra-chave, por exemplo, seu site aparecerá no topo do ranking das buscas desse termo. Dessa forma, sua visibilidade aumenta de uma forma assombrosa, permitindo que milhares de pessoas descubram sua empresa.

Além disso, em um trabalho completo, contando com conquista de palavra-chave e uma estratégia de vendas pela internet, o ROI pode chegar a valores estratosféricos.

A ideia — a longo prazo — é conquistar cada vez mais palavras-chave, até que finalmente sua empresa tenha uma ótima participação nos principais termos de busca para sua área. Acredite, isso é muita coisa!

Relacionamento estreito com seu público-alvo

Todo mundo que trabalha na área de vendas sabe: criar um relacionamento estreito com o consumidor gera vendas. Porém, o que poucas pessoas têm consciência é que podemos fazer isso pela internet.

Na verdade, acrescentar apenas um blog ao site da empresa pode fazer uma diferença imensa. O objetivo é ajudar seu público-alvo com os problemas do dia a dia.

Se você é uma indústria que confecciona maçanetas, por exemplo, apontar o mercado de maçanetas como uma ótima opção de investimento pode ser interessante. Dessa forma, todos os empreendedores que lerem o artigo sentirão vontade de empreender nesse nicho, e provavelmente vão querer saber como.

Assim, basta você dar continuidade no conteúdo. Um texto mostrando o potencial do nicho de maçaneta; outro informando qual o público-alvo do nicho; um terceiro demonstrando uma abordagem.

Aos poucos você terá um manual completo para seu público-alvo, o qual vai adorar entrar em seu site — e potencialmente comprar de você.

Conteúdo especializado e fácil de ser definido

Por fim, todas as estratégias de marketing digital precisam de conteúdo. No entanto, nem sempre está claro qual conteúdo devemos criar em nosso site. Isso não acontece com indústrias: elas sabem exatamente o que deve ser feito.

Retornando ao exemplo da maçaneta, você, como indústria, sabe que precisa da atenção de fornecedores e empreendedores para se manter. Dessa forma, também sabe quais são as dificuldades enfrentadas por eles. Já pensou em “comer a pizza pelas bordas”?

Primeiro você foca na criação de conteúdo voltado para empreendedores. Não precisa ter nada a ver com maçanetas, em um primeiro momento. Essa é a borda da pizza.

Em seguida, você aponta algumas opções interessantes para empreender, onde o trabalho com maçanetas estará incluso. Lembre-se de dar um enfoque especial às maçanetas!

Por fim, você elabora um manual completo para empreender no nicho de maçanetas. Quem chegar nesse ponto com certeza será um cliente de sua indústria por muitos anos.

Você pode estar se perguntando “por que devo gastar tempo e dinheiro para criar tanto conteúdo? ”. A resposta para isso é simples: porque você nunca vai conseguir escalar suas vendas se não trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Além disso, empreendedores são pessoas que solucionam problemas. Cada um vai usar uma estratégia diferente para realizar vendas. O sucesso deles também é o seu sucesso — só que “terceirizado”.

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Artigo escrito por: Juliano Franco Duarte
CTO – Meu Redator