Você já ouviu falar sobre os chatbots? Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias de inteligência artificial, o crescimento desse software vem acontecendo de forma exponencial. E é no atendimento ao cliente que a tecnologia mais cresce. 

Com ferramentas capazes de envolver os clientes, disponíveis 24 horas por dia, eles conseguem transformar a experiência online, economizando assim tempo e dinheiro. 

Mas, afinal, o que são os chatbots?

Os chatbots nada mais são do que softwares que simulam a fala humana, sendo capazes de conversar com os usuários. Eles são muito usados por empresas a fim de atender clientes, marcar atividades como consultas na agenda, dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdos, entre outras funções. 

Assim, os chatbots conseguem automatizar tarefas mecanizadas e repetitivas. Dessa forma, possibilitam que a empresa fique livre e possa focar em trabalhos mais complexos. Além disso, existem outras funcionalidades muito importantes que o uso dos chatbots podem acrescentar a sua empresa. Uma delas é o processo de análise de dados através de suas plataformas. 

Entendendo o processo de Machine Learning dos chatbots

Machine Learning é o nome dado ao processo de se utilizar de algoritmos para coletar dados, aprender com eles e tomar decisões a partir disso. No caso dos chatbots, este software é programado para traduzir as informações recolhidas através do acesso dos usuários

Assim, esses dados são analisados pelo bot e criam um contexto que permite identificar os elementos relevantes para implementar mudanças necessárias ou manter processos que estão dando certo. Mas, para se utilizar de todo o potencial desta ferramenta, é necessário estar atento a algumas dicas: 

Esteja atento aos dados recolhidos pelos chatbots

Analise as informações obtidas pelo software, elas serão de grande importância para auxiliar na estratégia de sua empresa. Aproprie-se da possibilidade de Machine Learning que os chatbots possuem. Afinal, através desses dados você pode entender melhor as tendências e acompanhar as informações sobre os possíveis leads que acessam sua plataforma. 

Analisando esses dados de entrada é possível inclusive definir em que estágio do funil o usuário está, por exemplo. Por isso, não deixe esse tipo de informação tão valiosa passar despercebida. 

Personalize a experiência para seu cliente

Agora, através dos dados recolhidos, será possível cada vez mais encontrar melhores formas de personalizar a experiência para seu cliente. Por isso, busque sempre entender as tendências e crie perfis bem definidos através das informações de acesso. 

Assim, você já sai na frente e garante uma boa experiência para seus usuários. Caso contrário, esses chatbots podem ser piores do que uma abordagem tradicional. Ninguém gosta de perder tempo com “máquinas” que não funcionam de forma correta. Por isso, esteja sempre atento às necessidades de cada cliente e a funcionalidade de seu software. 

Defina suas expectativas

Todos concordamos que chatbots não substituem seres humanos, certo? Lembre-se disso ao definir suas expectativas para esta ferramenta. Tudo o que os chatbots realizam é aquilo ao qual foram programados para realizar. 

Não espere que eles te tragam soluções imediatas. A ferramenta foi criada para, além de facilitar processos dentro da sua empresa, coletar dados que facilitem entender seus usuários. Isso acontece através do uso da ferramenta, por isso é necessário ter alguma paciência para que se estabeleçam grandes resultados. 

Quais as vantagens de usar chatbots em seu negócio?

Disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana

Diferentemente de um ser humano, os chatbots não precisam se desconectar. E, por isso, estão disponíveis para um bom atendimento a qualquer momento.

Automatização de processos

Eles podem realizar tarefas mecanizadas e repetitivas, economizando tempo de sua equipe para que possa focar em trabalhos complexos que necessitem de maior atenção.

Múltiplos canais de atendimento

A facilidade desta ferramenta permite que você tenha canais de atendimento nos mais diversos canais, como redes sociais, site próprio, WhatsApp, entre outros.

Forma automatizada de entrar em contato com seus leads

Programe seu software para as principais necessidades apresentadas por seus clientes e automatize este contato.

Conclusão

Os chatbots possuem inúmeras funcionalidades, como as apresentadas neste artigo. E são uma estratégia essencial para seu negócio. Por isso, não deixe de pesquisar as melhores formas de implementá-la em seu negócio. Principalmente, em tempos de crise onde qualquer ferramenta  que facilite processos dentro de sua empresa é muita bem-vinda!