O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no País e tem mais de dois bilhões de usuários ao redor do mundo. Só isso já seria o suficiente para apostar em uma estratégia de vendas através desta plataforma.

Porém, existem ainda muitas outras vantagens em se utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas e manter uma comunicação mais direta com seus clientes, sendo possível ainda automatizar este atendimento.

Por isso, é fundamental se utilizar da ferramenta de forma ideal para que esses objetivos sejam alcançados. Afinal, muitos empresários acabam trabalhando com uma mistura entre a conta profissional e pessoal e encontram dificuldades de usar os recursos disponibilizados pelo aplicativo.

Então, preparamos 5 dicas de como trabalhar com o WhatsApp Business de forma a gerar os melhores resultados. Acompanhe:

1. Utilize a função catálogo com sabedoria

A ferramenta de catálogo é uma novidade no cenário brasileiro. Tendo sido lançada apenas no segundo semestre de 2019, a ferramenta se mostra como uma das mais úteis fornecidas pelo aplicativo.

Através dele você pode e deve cadastrar todos os seus produtos ou serviços, informações e preços, facilitando a tomada de decisão pelo cliente. Além disso, é possível direcioná-lo diretamente ao seu site ou redes sociais, caso seu produto seja vendido por outro canal.

Ao dar ao seu cliente a autonomia de decisão de compra, ele se sentirá mais confortável em iniciar o contato com sua empresa, tornando o processo de venda mais rápido e dinâmico.

Para começar a usar a ferramenta, basta entrar nas configurações da conta e clicar em “catálogo”. Em seguida, é só realizar o upload de uma imagem do produto e completar as informações como: nome, preço, descrição, link (caso a venda seja realizada por um site) e código. O catálogo, inclusive, dá mais autonomia e liberdade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. 

2. Esteja atento às métricas geradas pelo WhatsApp Business

Faz tempo que o marketing não é mais baseado em achismos. Hoje em dia, é imprescindível trabalhar com dados que mostrem que caminhos seguir e como desenvolver suas estratégias. Logo, trabalhar com os dados gerados pelo canal do WhatsApp Business é essencial

Apesar de os dados gerados pela plataforma serem bem simples, eles são válidos. Por lá, é possível verificar quantas mensagens foram recebidas e enviadas pelo aplicativo e se seus clientes estão lendo as mensagens. 

Porém, é possível integrar o aplicativo a ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente utilizando softwares de automação que facilitarão a obtenção de dados que permitam personalizar seu serviço e trazer uma melhor experiência ao cliente.

3. Automatize processos

Uma função do WhatsApp Business é a possibilidade de criar mensagens automáticas que são enviadas aos clientes com objetivo de facilitar e economizar tempo de atendimento.  Existem informações e dúvidas que se repetem com frequência

Uma forma de facilitar esse processo é configurar mensagens padrão para se utilizar nestes momentos, como mensagens de saudação quando um novo cliente inicia contato ou informações de ausência quando o atendimento não pode ser imediato

4. Invista em Marketing de Conteúdo através do WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um excelente canal para se comunicar de forma direta com seu cliente. Não deixe de aproveitar esse canal como forma de educar seus leads. A produção de conteúdo relevante aos seus clientes é uma forma de trazer mais confiança ao seu consumidor, aumentar as vendas, deixar o cliente mais preparado para a compra e até facilitar a pós venda. 

Assim como você pode utilizar o email marketing como canal de informação, o WhatsApp também pode (e deve) ser utilizado com este fim. Você não precisa enviar um conteúdo extenso pelo aplicativo, poucas pessoas realmente o leriam, mas vale informar seu cliente sobre um novo conteúdo em seu blog que o ajudará a entender seus serviços, por exemplo.

5. Treine bem sua equipe para um bom atendimento

O mais importante, ao se usar o WhatsApp Business como canal de comunicação, é entender que apesar de ser um canal mais informal e de contato mais direto com seu cliente é essencial que o profissionalismo seja respeitado. E treinar sua equipe para um bom atendimento é a solução para que não existam problemas. 

Além disso, também é importante que quem está ali na linha direta com seus clientes esteja atento ao repasse de feedbacks e informações relevantes para toda a equipe. Afinal, a satisfação de seu cliente deve ser o objetivo principal de sua empresa. 

Seguindo todos esses passos, é certo que o WhatsApp Business será um excelente canal de vendas e trará muitos leads seu negócio.

Conteúdo produzido por Anette Araujo em parceria com a Mister Postman.