O relatório de 2021 da Digital Global Overview Report, publicado anualmente pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, nos mostra que o brasileiro passa em média 10 horas e 08 minutos conectado à internet, todos os dias. Estamos em segundo lugar no ranking mundial, atrás apenas das Filipinas. Mas, como essa informação se relaciona ao marketing digital, tema central deste artigo? 

Não estar presente em um ambiente em que seus clientes estejam presentes boa parte do dia, pode ser uma armadilha para o seu negócio. Afinal, o mercado está competitivo e o consumidor mais exigente. Logo, se sua empresa não oferecer uma boa experiência para seu público, certamente outra terá essa estratégia como foco. 

O resultado disso, você já pode imaginar: uma possível perda de espaço no mercado, menos vendas e menor faturamento.

Vamos voltar um pouco no tempo e nos lembrar da publicidade offline. Outdoors bem localizados em ruas ou avenidas com grande movimento eram disputados por companhias de vários segmentos. O objetivo, de maneira geral, era fazer com que o maior número de pessoas vissem a marca e se lembrassem dela na hora de consumir.

Campanhas de TV em emissoras com boa audiência também lucram com a venda da ideia de que a marca de determinada empresa será exposta para muita gente.

Agora imagine se você pudesse estar presente no dia a dia dos seus clientes de maneira muito mais ativa, criando um relacionamento eficaz e gerando valor para ele. Tudo isso de maneira mais assertiva, com um valor de investimento mais acessível e estrategicamente alocado para impactar e atrair os clientes certos. 

Estar na internet, com uma boa estratégia de marketing digital, vai permitir que você conquiste maior alcance, reputação, relacionamento, se mantenha competitivo e realize vendas. Percebeu como essa questão é importante? 


Veja também:


O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias que usam canais online para estabelecer contato entre empresa e potenciais clientes.

Por estarmos conectados tantas horas por dia, os canais digitais se tornaram a principal forma de marketing da atualidade, permitindo que pequenos e grandes negócios impactem usuários em diferentes etapas do processo de compra, se relacionem com eles e os levem a realizar uma compra.

TOP 8 estratégias do marketing digital

O leque de estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas para estabelecer relacionamento, atrair e converter clientes é bastante amplo. 

Entretanto, antes de entrarmos na lista dessas táticas, é importante estarmos atentos a como usá-las.

Isso porque a internet não é um canal estático em que a sua marca expõe uma mensagem e o consumidor apenas a absorve. 

Esse meio é um ambiente vivo, baseado em interações e relacionamentos. Logo, usar a mesma lógica que usada na comunicação offline se mostra um erro grave. 

Além das características próprias do ambiente digital, os próprios consumidores estão se tornando mais exigentes em relação à experiência que vivem com a marca

A facilidade de pesquisa por concorrentes usando os canais digitais, faz com que o poder de decisão de compra esteja cada vez mais centralizado em suas mãos.

Por isso, as ações de marketing digital devem ir muito além da publicação de uma imagem bonita no Facebook.

É preciso mudar essa chave e entender que a transformação digital mudou o comportamento do consumidor. Nesse sentido, é fundamental que você também mude a forma como se relaciona com ele. 

Entendido isso, seguimos para a lista de estratégias de marketing digital:

  1. Inbound Marketing;
  2. Marketing de Conteúdo;
  3. SEO;
  4. Redes sociais;
  5. Captura e gestão de leads;
  6. E-mail marketing;
  7. Anúncios pagos;
  8. Automação de marketing.

Entenda mais sobre cada uma delas, a seguir!

1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma tática que tem como objetivo fazer a empresa participar e contribuir para a jornada de compra do cliente e não interrompê-la. 

Anúncios, por exemplo, interrompem e invadem o espaço do usuário, mas um texto informativo, um ebook, uma planilha que contribui para o cliente resolver suas demandas, são materiais que ajudam no caminho percorrido até a decisão de compra. 

O Inbound Marketing utiliza a produção de conteúdo para atrair, converter, vender e fidelizar clientes, oferecendo, principalmente, conteúdo relevante em troca. 

Para fazer isso, o Inbound Marketing reúne múltiplas estratégias entre elas: 

  • SEO, 
  • marketing de conteúdo, 
  • captação e gestão de leads, 
  • e-mail marketing, entre outras.

Confira no vídeo abaixo, mais informações sobre essa estratégia:

https://www.youtube.com/watch?v=cdkX8R8MreY 

2. Marketing de Conteúdo 

O marketing de conteúdo, como o próprio nome sugere, está relacionado à produção de conteúdo relevante para atrair, se relacionar, converter, nutrir e vender. 

Entre os formatos de conteúdos comuns em uma estratégia de marketing digital estão: 

  • Blog, 
  • Ebooks, 
  • Podcasts, 
  • Vídeos, 
  • Planilhas, 
  • Quiz, 
  • Sites, e mais. 

3. SEO

SEO, ou Search Engine optimization, ou ainda otimização do motor de pesquisa, é o conjunto de estratégias que reúne várias boas práticas com a meta  de posicionar as páginas do site ou blog de uma empresa nas primeiras posições do resultado de pesquisa no Google

Tudo isso de maneira orgânica, ou seja, sem que você precise pagar ao mecanismo de pesquisa para ocupar essa posição. 

4. Redes sociais

É bem provável que você tenha considerado criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram para o seu negócio . As redes sociais são canais muito populares entre as empresas, porque estão no dia a dia de maneira mais direta. 

Investir no marketing para redes sociais é uma estratégia eficiente para atrair e se relacionar com clientes e potenciais clientes. Entretanto, é preciso saber usar esses canais. Publicações frias não geram engajamento nem trazem resultados eficientes Por isso, estude antes de investir no marketing para redes sociais

5. Captura e gestão de leads 

A captura e gestão de leads são estratégias relevantes para a otimização do resultado alcançado com diversas táticas de atração. 

Uma vez que você conseguiu levar um usuário para o site da sua empresa, é hora de captar o contato dele e assim manter uma comunicação mais próxima por meio de canais como e-mail e SMS.

A jornada de compra do cliente envolve várias etapas e poder se relacionar diretamente com ele é uma vantagem. 

Além disso, ao investir em ações como a gestão de leads, você reduz o investimento necessário para atrair o mesmo usuário para suas páginas por meio de anúncios pagos. Isso diminui o custo de aquisição de clientes e amplia o retorno sobre investimento (ROI). 

6. E-mail marketing

Já citamos acima, mas vale reforçar a importância de uma estratégia de e-mail marketing eficiente para converter leads em clientes. 

Uma série de estudos da Litmus sobre e-mail marketing indicou potenciais médias de retorno sobre investimento de $38 para cada $1 investido, o e-mail marketing é uma das ações de melhor resultado no combo de marketing digita. Entretanto, para isso é fundamental atenção 

  • à persona do cliente, 
  • à etapa da jornada de compra, 
  • à segmentação dos e-mails, 
  • a qualificação dos leads e mais. 

7. Anúncios pagos

Anúncios pagos em canais como o Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e vários vão ajudar sua empresa a impulsionar suas ações de atração de usuários. 

Estratégias como remarketing e Google Shopping possuem alto potencial de conversão. 

As ações de anúncios pagos se mostram mais caras, mas também muito eficientes para nichos de mercado específicos e para algumas etapas do processo de compra. 

8. Automação de marketing

Colocar todas essas estratégias para funcionar pode ser um desafio se você não tem ao seu lado uma ferramenta de automação de marketing que garanta a execução de uma série de tarefas, ao mesmo tempo que torna mais eficiente outras atividades repetitivas que demandam um tempo precioso da sua equipe. 

Entre as atividades essenciais de uma automação de marketing estão:

  • automação do fluxo de nutrição dos leads, 
  • automação do envio de e-mail marketing com base na segmentação correta, 
  • qualificação automática de leads, 
  • acompanhamento de usuários (lead tracking) e mais.

Esperamos ter te ajudado a dar um passo rumo à criação de uma estratégia de marketing digital completa e realmente eficiente. Lembre-se de que estamos falando de canais que colocam a sua empresa em contato direto com potenciais clientes. Saiba aproveitá-los!

Este artigo foi escrito pela LAHAR