Você já aplica o recrutamento interno na sua empresa? Caso sua resposta seja “não”, saiba que essa prática é uma ótima estratégia de desenvolvimento e valorização do capital humano

Além disso, pode parecer mais fácil recrutar alguém de fora quando surge uma nova vaga no time, mas pesquisas revelam que nem sempre essa pode ser a melhor escolha. É o que revela o estudo Workplace Learning Report 2021, publicado pelo LinkedIn. 

Segundo a pesquisa, colaboradores que crescem e mudam de cargos dentro das empresas têm duas vezes mais chances de continuar na mesma organização. Ainda, de acordo com o mesmo estudo, quando o profissional tem chance de crescer internamente, o tempo médio de permanência nessas organizações é superior a cinco anos, enquanto em instituições com pouca mobilidade interna fica em torno de dois.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para saber o que é recrutamento interno, como fazer e seus benefícios!

O que é o recrutamento interno?

O recrutamento interno nada mais é que proporcionar a chance aos profissionais que já estão dentro da empresa participarem de processos seletivos internos quando surgem vagas em outros setores ou hierarquias diferentes. Assim, a empresa fortalece sua marca empregadora como um local que proporciona desenvolvimento e crescimento profissional.

A principal diferença entre o recrutamento interno e o externo está no perfil comportamental que é considerado para a seleção. Assim, enquanto um busca candidatos entre os próprios colaboradores que contam com habilidades exigidas para o cargo, como citamos, o outro opta por trazer um candidato de fora.

Quais os tipos de recrutamento interno?

Mesmo parecendo um procedimento simples, existem diferentes tipos de recrutamento interno. Conheça agora os principais!

Promoções

Acontece quando um determinado colaborador se desenvolve como profissional, aprimorando suas competências técnicas e comportamentais, crescendo na hierarquia dentro da empresa.

Transferências

Trata-se de quando surge uma vaga do mesmo nível ou semelhante em outro setor dentro da organização.

Temporário para permanente

Muito comum, principalmente em períodos de férias ou feriados, como os de fim de ano, esse recrutamento acontece quando um colaborador temporário se destaca e é contratado de forma efetiva e permanente.

Quais as vantagens do recrutamento interno?

Além de alguns benefícios já citados, o recrutamento interno conta com muitas vantagens para colaboradores e empresas. Saiba quais são eles!

Mais ágil e econômico

Primeiramente, no recrutamento interno, o RH consegue pular etapas que são necessárias no recrutamento externo pelo fato do fit cultural já estar garantido.

Ainda, no recrutamento interno não é preciso criar anúncios em sites de vagas, evitando custos com publicações e otimizando o tempo com checagem de referências, por exemplo, dentre outros processos burocráticos.

Aumenta a motivação e a produtividade

Quando o profissional entende que tem chance de crescer dentro do ambiente organizacional, automaticamente, ele se sentirá mais motivado e engajado em entregar seu trabalho da melhor forma possível.

Além disso, essa visão de oportunidade motiva o profissional na busca de qualificações, como cursos de graduação e profissionalizantes. Assim, o colaborador cresce como profissional e a empresa ganha por reter os melhores talentos dentro do time.


Veja também:


Viabiliza planos de carreira e desenvolvimento

A empresa que adquire a cultura do recrutamento interno tem maior facilidade em desenhar o caminho que o profissional percorrerá dentro da empresa para ocupar cargos de níveis mais altos.

Isso porque, proporcionando chance de crescimento, é natural que o colaborador passe mais tempo dentro da empresa, conforme a pesquisa mencionada no início. 

Como fazer um processo de recrutamento interno?

Divulgue a vaga nos canais internos

Pode ser por meio da intranet da empresa, cartazes no mural de avisos ou até mesmo por meio de comunicados via e-mail, por exemplo. Ainda mais em um momento de pandemia, quando grande parte dos colaboradores estão em home office. Essa divulgação de forma remota é fundamental. 

Mapeie os perfis comportamentais

É fundamental que o RH, junto aos gestores e líderes, faça o mapeamento dos profissionais certos com as competências técnicas e comportamentais que a vaga demanda. Para isso, conte com o auxílio de um software de RH.

Realize testes e faça entrevistas

Com os colaboradores já dentro da empresa fica mais fácil agendar entrevistas e realizar os testes necessários. Ainda, graças ao avanço da tecnologia, eles podem acontecer de forma totalmente online com ajuda de um software de RH e uma plataforma de conversação remota.

Por fim, não deixe de oferecer feedbacks ao final da seleção. Assim, aqueles que não forem aprovados no recrutamento interno, terão a chance de aprimorar aptidões que estejam faltando para que possam ser aprovados em uma próxima oportunidade.