O e-mail marketing é uma das estratégias mais relevantes na busca por conversão e fidelização de clientes. Entretanto, assim como nas outras táticas, é fundamental acompanhar os resultados para garantir a identificação de oportunidades e falhas. Para isso, o acompanhamento de indicadores de e-mail marketing é indispensável.
Os indicadores são números que traduzem o sucesso, ou fracasso, de uma campanha. Além disso, eles mostram para qual setor a sua equipe deve direcionar esforços.
Por exemplo, como veremos a seguir, baixas taxas de abertura de e-mail podem indicar um problema com o assunto do material enviado.
Mas, afinal, quais são os indicadores de e-mail marketing mais importantes? Confira a lista que criamos a seguir e entenda o que cada um tem a dizer sobre a sua estratégia.
8 indicadores de e-mail marketing para sua gestão
A seguir, confira a lista com os principais indicadores para e-mail marketing:
- Taxa de abertura
- Bounce Rate
- Taxa de spam
- Taxa de clique (CTR)
- Click-through rate (CTOR)
- Taxa de conversão
- ROI
- Taxa de cancelamento de inscrição
1. Taxa de abertura
A taxa de abertura, como o próprio nome sugere, é o percentual de e-mails que foram abertos pelos leads.
Como iniciamos este artigo apresentando, uma taxa de abertura baixa pode indicar problemas com o assunto do e-mail.
Além disso, é possível que haja um problema com a segmentação dos leads, gerando contatos que não estão alinhados ao conteúdo que você tem a apresentar.
Comece fazendo alguns testes A/B para avaliar diferentes tipos de assuntos e busque melhorias nessa área.
Também é interessante revisitar a persona da empresa e as ações de geração de leads para garantir que não existe nenhum problema de incompatibilidade.
2. Bounce Rate
Bounce Rate (taxa de rejeição) mede o percentual de e-mails que não chegam até os leads cadastrados em seu banco de dados.
O não recebimento do material enviado pode acontecer por diferentes razões entre elas:
- problemas temporários, como uma caixa de entrada lotada,
- problemas no servidor,
- filtros ativados pelo contato,
- programas de proteção contra emails SPAM,
- problemas de digitação no cadastro do e-mail e mais.
Faça a verificação e realize, periodicamente, uma limpeza em sua base de contatos.
3. Taxa de spam
Esse indicador de e-mail marketing mede o número de e-mails que vai para a caixa de SPAM ao invés da caixa de entrada do lead.
Os serviços de e-mail estão cada vez mais preparados com filtros que tem como missão reduzir o conteúdo SPAM que os leads recebem.
Existem muitos critérios para que um e-mail seja enviado para SPAM e é preciso estar atento a eles para que o seu trabalho não vá parar no lixo.
Se um e-mail não chega na caixa de entrada do lead, ele não é lido.
Algumas boas práticas para evitar que seu e-mail marketing caia no SPAM são:
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- Obtenha a permissão de seus leads para enviar mensagens
- Mantenha o link de descadastro em seu email marketing
- Envie conteúdos relevantes
- Evite e-mails com uma imagem única no corpo da mensagem
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Veja também:
4. Taxa de clique (CTR)
Ao enviar um e-mail é provável que você inclua algum link para direcionar o usuário para um produto, serviço ou conteúdo. Quantas pessoas clicaram nos links? Essa é a taxa de clique, ou CTR, que pode ser encontrada pela fórmula:
CTR = (Número de Cliques / Número total de e-mails recebidos na caixa de entrada) X 100
5. Click-through rate (CTOR)
O CTR mede quantas pessoas clicaram em um link interno em relação ao número de pessoas que receberam o material. Já o CTOR é o KPI que mede a quantidade de leads que clicaram no link em relação ao número de leads que abriram o e-mail.
Taxa de Cliques (CTR) % = (número de cliques / número de e-mails enviados) x 100
Caso a taxa de cliques do e-mail esteja baixa, verifique:
- a qualidade do conteúdo,
- a relevância do material para o lead,
- a sincronia entre o que foi enviado e a etapa da jornada de compra em que o cliente está,
- a qualidade do CTA apresentado.
Mais uma vez, realizar testes A/B para encontrar a melhor solução para cada aspecto pode representar uma melhoria desse indicador de e-mail marketing.
6. Taxa de conversão
Ao enviar um e-mail marketing você tinha um objetivo claro, por exemplo, fazer o cliente comprar um produto. A taxa de conversão avalia o percentual de leads que clicaram no link e concluíram a ação desejada.
No e-mail marketing para e-commerce, a compra de um produto, geralmente, é o objetivo final da estratégia. Mas nem sempre é preciso ser assim. É possível, por exemplo, que o seu objetivo seja que o lead se cadastre para um webinar ou baixe um ebook.
Se a taxa de cliques está alta, mas a taxa de conversão está baixa pode haver algum problemas na oferta ou na página em que ela está.
7. ROI
ROI, ou retorno sobre investimento, é um indicador que avalia o quanto a empresa ganhou em relação ao que investiu.
Não se trata de um indicador exclusivo para e-mail marketing, mas é interessante também para essa estratégia.
Inclusive, segundo pesquisas, o e-mail marketing tem um dos maiores ROIs do marketing digital alcançando uma média de $38 para $1. Isso quer dizer que para cada $1 investido, $38 voltam para a empresa.
Parece bom e realmente é, entretanto, para alcançar esses resultados é indispensável a criação de campanhas de e-mail marketing de alta qualidade.
8. Taxa de cancelamento de inscrição
Se uma alta taxa de conversão representa o sucesso para sua campanha de e-mail marketing, uma alta taxa de cancelamento representa um problemão.
Isso porque tudo o que você investiu, seja de tempo ou capital, atraindo e convertendo um usuário da internet em lead vai embora em um clique.
É indispensável que você deixe a disposição do lead o botão de descadastramento. Essa regra está na LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, e se não cumprida pode gerar muitos problemas para sua empresa, inclusive multas bem caras.
Esse indicador mede, justamente, a relação entre o número de mensagens que chegaram até seus leads e o percentual que solicitou o cancelamento dos envios. Confira a fórmula, a seguir:
Taxa de descadastramento (%) = (número de descadastramento / número de mensagens entregues) x 100
Agora que você tem em mãos os oitos principais indicadores de e-mail marketing pe hora de usá-los a seu favor para otimizar suas campanhas e alcançar melhores resultados.
Fique tranquilo que atualmente as ferramentas de automação de marketing geram relatórios automaticamente sem que você precise mexer com fórmulas. Afinal, já basta ter que criar e gerenciar uma estratégia de marketing, não precisa também mexer com matemática, não é mesmo?
Esteja sempre atento aos dados e use os indicadores de e-mail marketing para gerar mais inteligência para seu negócio.
Este artigo foi escrito pela equipe da LAHAR, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais.