Neste conteúdo vamos abordar os seguintes tópicos:

Não há como negar que estudar o mercado se tornou indispensável, até porque a concorrência está cada vez mais acirrada, principalmente devido ao uso das ferramentas tecnológicas e as diferentes possibilidades de realizar vendas online.

Certamente as empresas que buscam se destacar investem em inovação, tais como vendas em e-commerce, marketplace, além de investir na estratégia omnichannel (integra diferentes canais de comunicação) para facilitar o atendimento ao cliente e gerar uma experiência positiva de compra.

Segundo informações do Exame, um estudo Scape Report E-commerce 2020/2021 mostrou que o Brasil tem cerca de 600 startups e empresas que oferecem os mais diversos serviços em diferentes áreas do e-commerce.

Os dados são referentes ao estudo produzido pela Pipeline Capital, consultoria de operações de fusão, aquisição e captação de investimentos no setor de tecnologia. Nesse sentido, é ideal aplicar soluções e inovar para superar a concorrência e se destacar no seu mercado. Contudo, isso não é o suficiente!

É preciso estudar a concorrência com precisão e levantar o maior número de informações de diferentes marcas do mesmo segmento de atuação ou semelhantes. Afinal, quem não deseja ter uma marca que seja relacionada ao primeiro pensamento do consumidor ao buscar por um determinado serviço e/ou produto?

Para saber como ser único no mercado, continue a leitura e saiba mais sobre como estudar a concorrência para destacar o seu negócio e garantir excelentes resultados!

Por que é importante estudar a concorrência?

Investir em um negócio para que tenha sucesso exige muitas ações do empreendedor. Isso porque muitas vezes quem está iniciando precisa buscar soluções para ser visto e ficar à frente de marcas consolidadas, por exemplo. 

Logo, estudar a concorrência, tais como as formas de vendas, distribuição, atendimento, dentre outros, é a maneira que influencia significativamente em gerar excelentes resultados de tal forma que superará outras marcas, bem como obter diferenciais competitivos. 

Poucos sabem, mas o estudo de mercado não serve apenas para identificar o que o concorrente faz para se destacar, como também influencia em entender quem é o público-alvo, suas preferências, hábitos, dentre outros. Esse fator é determinante para que a sua empresa seja única de alguma forma? E como isso pode fortalecer o seu negócio?

Nesse sentido, é possível considerar que o estudo da concorrência é determinante e fundamental para gerar diferenciais competitivos e se destacar no seu mercado.

Já imaginou garantir os diferenciais competitivos através da análise do atendimento da concorrência, e oferecer melhores soluções para o cliente nos diferentes canais de comunicação? Aliás, já se perguntou como isso é possível? Veja logo abaixo.

A pesquisa de mercado como aliada no estudo da concorrência

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Fazer uma pesquisa de mercado pode ser eficaz para que o gestor identifique e antecipe as ações necessárias para superar seus concorrentes no segmento de atuação, desde produtos, serviços oferecidos, atendimento e afins.

Ao estudar sobre o mercado, o gestor terá dados importantes para identificar o público-alvo, necessidades dos potenciais clientes, estratégias de marketing que geram resultados e assim sucessivamente. 

Portanto, é válido considerar que, uma vez que se levanta informações relevantes do concorrente, é preciso colocar as ações em prática e de modo eficiente, para então, alcançar o objetivo: se destacar no seu mercado!

Por essas razões, estudar o mercado no qual está inserido, seja no segmento B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), é indispensável para:

  • Obter diferenciais competitivos;
  • Antecipar ações estratégicas;
  • Influenciar nas tomadas de decisões assertivas;
  • Auxiliar a marca a ser referência no segmento de atuação;
  • Entre outros. 

Veja a seguir como é possível estudar a sua concorrência e destacar a sua marca.

Como estudar a sua concorrência e se destacar no seu mercado?

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Alcançar o sucesso no mercado não é uma tarefa fácil, contudo, não é impossível. De fato, estudar a sua concorrência é essencial para que isso aconteça. Mas, quem são seus concorrentes? Há alta concorrência na internet? Como se destacar em meio a competitividade acirrada?

Para responder estas perguntas, é preciso que o empreendedor conheça bem os seus serviços e/ ou produto oferecido no mercado, capacidade de atendimento, alcance de vendas, e assim sucessivamente.

Mas, comparar é sinônimo de copiar?

Analisar o mercado através de comparação com outros negócios que possuem as mesmas características ou semelhantes é o modo de buscar informações relevantes da concorrência a fim de superá-los, não em copiá-las.

Realizar a comparação é ideal para garantir excelência no atendimento e diferenciais competitivos, logo, deve ser feita com frequência. Veja abaixo o exemplo de gráfico comparativo:

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Para identificar a concorrência é importante defini-lo, ou seja, identificar as empresas referências no mercado é um dos passos principais. É importante destacar que existem dois tipos de concorrência: direta e indireta.

  • A concorrência direta é relacionada às empresas que atuam no mesmo segmento de mercado, oferecem os mesmos serviços e produtos, ou até mesmo parecidos com os da sua empresa.
  • Na concorrência indireta são empresas que atuam em outro segmento, logo, ofertam produtos diferentes, mas podem se comunicar com o mesmo público da sua marca.

Afinal, quais são as formas de fazer a comparação de mercado e obter os diferenciais competitivos?

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Quando o assunto é estudo da concorrência, muito provavelmente o primeiro pensamento é a pesquisa de mercado, além da identificação das empresas referentes no segmento de atuação. Mas, há diferentes formas de estudar a concorrência no mercado. Confira a seguir!

1. Pesquisa de mercado

Como já mencionado anteriormente neste post, a pesquisa de mercado é uma aliada para estudar a concorrência e destacar uma marca. 

Entender o que os consumidores pensam sobre um serviço da concorrência direta ou indireta é essencial para as principais ações estratégicas. Uma das vantagens de realizar a pesquisa de mercado é identificar qualidades e defeitos de seus concorrentes.


Veja também:


 

2. SEO (Search Engine Optimization)

SEO significa Search Engine Optimization, e é definido pelo conjunto de técnicas e estratégias de otimização que as empresas podem utilizar para melhorar seu posicionamento orgânico em mecanismos de busca, como o Google.

De acordo com a pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 97% dos internautas pesquisam online antes de ir às lojas físicas para saber sobre as ofertas de produtos e serviços. 

Nesse sentido, marcas que investem em SEO têm alta probabilidade de serem encontradas na primeira página da SERP (Search Engine Results Page), lista de resultados das pesquisas feitas na Internet.

Com essas informações é possível compreender a importância do SEO para estudar a concorrência, bem como entender a alta concorrência na internet?

Se restam dúvidas sobre isso, busque analisar quais são as palavras-chave mais utilizadas pelos seus concorrentes e o volume de busca, tendo em vista que competem pelas mesmas posições do Google, a fim de ser encontrado facilmente na SERP e gerar experiência positiva para o usuário na jornada de compra.

3. Experiência do usuário (UX)

Analisar as estratégias das empresas concorrentes é uma tática infalível. No entanto, é válido considerar a importância de analisar a experiência do usuário.

Tendo em vista que o uso das redes sociais em 2020 aumentou significativamente, inclusive o tempo de permanência, é importante focar na experiência do usuário, pois eles podem ser direcionados para o site da empresa através de uma página nas mídias sociais.

Segundo a Comscore, a medição de audiência em plataformas digitais brasileiras e o consumo de mídia mudou com a intensificação da quarentena contra a pandemia do coronavírus (covid-19):

Aliás, você já acessou o site do seu concorrente? 

Isso permite identificar muitos fatores para considerar o que atrai o consumidor para aquela marca e o que sua empresa precisa fazer para superá-la. Para isso, faça os seguintes questionamentos:

  • Teve facilidade em encontrar informações que procurava? 
  • Há possibilidade de entrar em contato nos diferentes canais de comunicação através do site?
  • As informações são relevantes e transparentes?
  • Quais são as promoções oferecidas?
  • Compararia o produto e/ou serviço?

Esses e muitos outros questionamentos ajudarão a identificar e comparar a concorrência para se destacar no seu mercado, além de influenciar em gerar diferenciais competitivos.

4. Preço

O comparativo de preço é um dos aspectos essenciais para manter o negócio competitivo. Por essa razão, comparar preço da concorrência permite identificar e auxiliar na precificação de produtos. Há possibilidade de levantar dados e informações manualmente. 

Exemplo para pesquisa de mercado (preços e fretes):

 

 

 

Dependendo do tamanho do seu negócio e produtos ofertados, essa técnica pode ser ideal. Mas, também é possível usar ferramentas tecnológicas para auxiliar de modo otimizado e eficiente para permitir tornar a empresa ainda mais competitiva.

5. Atendimento

No atendimento, pensar em evitar enviar preço de primeira, pois não dá margem para negociação, é uma alternativa para superar a concorrência?

Para responder essa pergunta, é importante considerar que a primeira impressão do consumidor é a que fica. Logo, um potencial cliente que necessitar encontrar determinado serviço e tem dificuldade para negociar o preço, pode sofrer impactos na experiência de compra. Isso também inclui o tempo de resposta!

Identifique como os seus concorrentes diretos e indiretos prestam atendimento e quais os canais de comunicação mais utilizados, como chatbot, whatsapp, email e redes sociais. 

Essa ação pode agregar significativamente nas estratégias necessárias para superá-la, bem como compreender seus principais pontos de melhoria para encantar e fidelizar clientes.

6. Redes sociais

Outra maneira que pode ser comparada é como os concorrentes atuam nas redes sociais. Existem muitas alternativas e soluções para o seu negócio começar a aplicar o quanto antes. Para estudar a concorrência nas redes sociais, faça o controle em uma planilha para obter precisão na comparação.

Exemplo de planilha comparativa para estudar a concorrência nas redes sociais:

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fonte: postcron

 

Uma vez que há inúmeras sessões dos usuários e alta competitividade na internet, entender como se comunicam com o público-alvo no site e redes sociais, seja linguagem formal e informal, frequência de postagens, formato de conteúdos, a mídia digital que há maior engajamento, dentre outros, é um modo comparativo que pode ser peça chave para os empreendedores destacar a sua marca.

As principais ferramentas para estudar a concorrência e que auxiliam as empresas a se destacar no seu mercado

O avanço da tecnologia foi primordial para oferecer vantagens para o mundo dos negócios. Hoje, é possível usar as novas tecnologias a favor para estudar sua concorrência. 

Abaixo, listamos as principais ferramentas utilizadas para te auxiliar a superar a alta concorrência na internet, e garantir diferenciais competitivos no mercado ao levantar informações relevantes. Veja!

SEMRush

Uma das principais ferramentas para a análise da concorrência, visto que é orientado para SEO (Search Engine Optimization) e SEM ( Search Engine Marketing). 

Com essa ferramenta você pode comparar seus dados com os de seus concorrentes em relação aos domínios fornecendo informações sobre seu posicionamento orgânico e gastos com publicidade.

Ahrefs

Ideal para a análise de sites e backlinks. Uma das vantagens de usar essa ferramenta, é analisar o seu próprio site e comparar com o da concorrência. 

Ao aproveitar o uso correto, é possível garantir informações relevantes para definir novas estratégias para o seu negócio e se destacar da alta concorrência na internet.

Google Alerts

Já imaginou receber informações de uma empresa altamente referenciada no seu mercado? Com o Google Alerts, isso é possível! Nessa ferramenta você pode identificar os conteúdos publicados pela concorrência, quais mídias digitais que elas apareceram, e até mesmo sobre o que falam da sua empresa.

De forma geral, você confirma para receber notificações, por exemplo, quando houver publicação com a palavra-chave que definiu nos alertas. 

SimilarWeb

Essa ferramenta tem a capacidade de indicar origens de tráfego da web. Logo, o gestor pode identificar quais são as redes sociais com maior número de visitas, além dos dados de localização geográfica de onde os visitantes são recebidos na web.

Estudar sua concorrência e colocar as ações estratégias em prática será fundamental para destacar a sua marca e garantir um bom posicionamento no mercado altamente competitivo.

Conclusão

Estudar a concorrência é mais que necessário para os empreendedores que almejam ser referência no segmento de atuação. 

Para tanto, exige muitas ações para comparar como os concorrentes estão atuando, logo, a pesquisa de mercado, entender a experiência do usuário, como realizam o atendimento, preços, fretes e outros, são indispensáveis para levantar dados e informações relevantes, e definir ações para se destacar no seu mercado.

Portanto, a análise dos concorrentes diretos ou indiretos tem como objetivo coletar dados importantes em um determinado nicho de mercado, a fim de auxiliar o empresário a conhecer bem a própria empresa e entender como a concorrência atua para atrair e fidelizar clientes.

Assim, gerando experiências positivas através dos seus diferenciais competitivos, como no atendimento, facilidade de encontrar informações, margem para negociação, e outros.

Como o estudo da concorrência é possível identificar como se comunicar com seu público-alvo, como divulgar seus produtos corretamente, e outras informações que apontam se a empresa está no caminho certo para se destacar no mercado! 

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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