Encontrar tempo para elaborar planejamento estratégico, cuidar dos processos administrativos de forma otimizada e garantir a perfeita sincronia entre diversas atividades às vezes parece impossível, não é mesmo?!

No entanto, você pode contar com a solução de um sistema de gestão empresarial que facilita – e muito – o seu dia a dia: um ERP online.

Nós listamos as principais utilidades que um software de gestão traz para a sua empresa. Confira!

1. Na operação Back Office

A operação back office faz parte de tudo aquilo que acontece nos “bastidores” da empresa. Ela, inclusive, tem esse nome por estar exatamente na linha de fundo operacional. São inúmeras atividades envolvidas, dentre elas podemos destacar:

O sistema ERP é capaz de automatizar todas essas funções, o que agiliza o processo e te permite cuidar do que realmente importa — o planejamento e a execução das ações.

2. No planejamento de vendas

Em plataformas de softwares de gestão existe um módulo específico de planejamento de vendas chamados de CRM. O módulo CRM do ERP geralmente tem o papel de apenas contabilizar as operações, entretanto não possui ferramentas suficientes para promover a otimização do processo de venda.

Soluções completas de CRM, diferente do módulo CRM de um ERP, possuem um foco específico na venda, resultando no aprimoramento constante da performance comercial. Essa combinação é o que pode alavancar os seus resultados em produtividade, satisfação dos clientes, volume e qualidade nas vendas.

Outra praticidade que um software ERP traz para sua empresa é no planejamento de vendas. Através dele, você consegue otimizar diversas etapas deste processo, aumentando o potencial de negócio.

A elaboração e unificação de propostas comerciais pode ser feita de maneira muito mais simples, o que agiliza o plano de ação de seus colaboradores e resulta em uma entrega muito mais formulada ao cliente.

Além disso, a possibilidade de integração com inúmeras plataformas de e-commerce e marketplace também auxilia no aumento das vendas, facilitando na centralização da operação de venda.

3. Controle de estoque eficiente

Uma das grandes dificuldades que a maioria das empresas enfrenta em sua rotina é manter um controle de estoque eficiente.

O sistema ERP online ajuda nesse processo também. Ele permite, através da entrada e saída de mercadorias, um controle rigoroso de produtos. Isso facilita, inclusive, na hora de criar campanhas para movimentar itens que estejam parados há algum tempo.

Dessa forma, realizar o inventário de estoque também torna-se muito mais simples, pois o controle frequente faz toda a diferença para a checagem dos produtos.

4. As vantagens na frente de caixa

Quando falamos de caixa já lembramos de fila, quase instantaneamente — e ninguém gosta de filas, sejamos sinceros.

Com a facilidade proporcionada para alguns serviços, como a abertura e fechamento do sistema de caixa, uma das coisas mais importantes dentro de qualquer comércio é valorizada: a eficiência do atendimento ao cliente.

Isso porque através de um sistema competente, o serviço fica mais ágil e objetivo, otimizando o tempo de todos — consumidor e atendente. Assim, o resultado final é a qualidade esperada por ambos.

5. Descomplicando a emissão de nota fiscal

Toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, deve emitir notas fiscais e declarar seus tributos frente ao Ministério da Fazenda.

Ainda que pareça mais uma burocracia inserida na rotina das empresas, a nota fiscal também traz vantagens. Os principais são: a imagem de sua empresa frente às exigências e obrigatoriedades fiscais e o reflexo positivo na controle contábil — afinal, você tem o registro de todas as movimentações.

Mas um processo que parece ser tão complicado pode tornar-se muito simples com o auxílio de um emissor de nota fiscal.

Em um sistema ERP prático e completo como o Bling, as informações de produtos e clientes ficam armazenadas, poupando a repetição de um trabalho que toma muito do seu tempo.

6. Preparando sua empresa para grandes eventos

As grandes datas do varejo, como a Black Friday e o Natal por exemplo, são importantes para todos os tipos de comércio — físico ou um negócio online. Os consumidores esperam avidamente por eventos como estes para realizarem suas compras em condições mais favoráveis e com preços menores.

O cuidado que as empresas têm ao longo do ano para oferecer o que têm de melhor a seus clientes na expectativa de alcançar um grande número de vendas é enorme.

Portanto, manter todos os setores da empresa impecavelmente alinhados, desde o financeiro, publicidade e propaganda e a logística, é fundamental para a efetividade desses negócios.

Afinal, com um controle de estoque eficiente você tem pleno conhecimento dos produtos que estão parados e pode oferecer um desconto muito maior visando o giro da mercadoria, por exemplo.

Contar com um ERP é descomplicar as burocracias administrativas

As vantagens de contar um sistema ERP são inúmeras. Desde o processo de vendas ao controle de estoque, muitos setores podem ser impactados positivamente.

Quando um software automatiza seus processos, você descomplica as burocracias administrativas de sua empresa e se preocupa com o que realmente importa: a estratégia do seu negócio.