//Como elaborar um planejamento estratégico na sua indústria

Como elaborar um planejamento estratégico na sua indústria

Fundamental para atingir grandes resultados e se destacar no mercado, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, principalmente para as indústrias. 

Esse processo de elaboração de novas estratégias está se tornando cada vez mais comum no mundo dos negócios. Ter esse planejamento bem desenhado e alinhando com os valores da companhia, certamente trará grandes resultados para sua empresa. 

No entanto, mesmo tendo toda essa importância muitas indústrias, acabam deixando de lado essa etapa de crescimento, assim se perdendo a direção do negócio.  

Um bom planejamento estratégico deve considerar aspectos como: o modelo de negócio da sua empresa, os objetivos desejados, a escolha das metas e os indicadores que serão utilizados para mensurar os resultados da companhia. 

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos mostrar algumas dicas para montar um bom planejamento estratégico para sua indústria. Se interessou? Então não deixe de acompanhar. 

O que é um planejamento estratégico?

Antes de colocar nossas dicas em prática, é importante saber do que se trata um planejamento estratégico. Em resumo, podemos definir como um plano de desenvolvimento que tem como objetivo traçar o melhor caminho para os resultados desejados.   

Os benefícios de um bom planejamento estratégico para sua companhia são inúmeros. Podemos citar alguns como, maior assertividade nas tomadas de decisões, aumento da produtividade e a durabilidade do negócio.

Porém, apesar de todos esses benefícios, infelizmente muitos gestores resistem em implementar esse processo nas organizações, isso por considerarem um processo complexo e de alto investimento.

Para mostrar que ele pode ser executado de forma prática, abaixo separamos alguns passos iniciais que podem servir como pontapé inicial para a construção de um bom planejamento estratégico. Confira!

Defina o modelo de negócio 

Antes de mais nada, o primeiro passo para começar um planejamento estratégico para sua indústria é entender o modelo de negócio atual da empresa. Caso ainda não tenha, é a hora de criar um.

No caso das companhias que já atuam no mercado, essa etapa é fundamental para rever os pontos positivos e negativos do negócio. Já para indústrias que estão no início de jornada é importante começar pela forma que deseja que a sua empresa seja vista.

Uma dica é estruturar todas as ideias, a partir de um canva de modelo de negócio. Com essa ferramenta é possível organizar tudo o que deseja para a sua empresa, definindo passos importantes.

Estabeleça as metas e os objetivos

Após estruturar o modelo de negócio, o segundo passo para um bom planejamento estratégico, é definir as metas e os objetivos desejados. Por este motivo, é importante definir objetivos e metas inteligentes. 

Para isso, primeiro é necessário saber que existe uma diferença entre metas e objetivos. As metas, em especial, devem seguir um padrão conhecido como SMART, que devem conter passos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo pré-estabelecido.

Já os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar e o que almeja de melhor para a sua indústria. Entendido isso, é o momento de estabelecer esses dois pontos. 

Escolha os indicadores de desempenho

Agora com o modelo de negócio e as metas e objetivos definidos, chegou o momento de mensurar o que está sendo desenvolvido. Para isso, é importante definir quais são os indicadores que irá utilizar na sua indústria. 

Os indicadores de desempenho, também chamados KPIs, que traduzido significa indicadores chave de performance, nada mais são do que a métricas para acompanhar os resultados da empresa. 

Com base nesses números é possível identificar o que está dando certo e o que não está, servido também para a elaboração de estratégias futuras para a companhia. 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.