A limpeza industrial não só é uma atividade realizada para manter o local apresentável para mostrar aos clientes e funcionários que a empresa se preocupa com isso, como também um quesito de segurança, pois ela oferece aos colaboradores um melhor ambiente de trabalho, dentro de todos os padrões de higiene, permitindo a realização de qualquer atividade sem riscos de contaminações e integridade física.

Para que esse tipo de limpeza seja feita de forma correta, realizando a desinfecção total do local, é importante contar com diversos equipamentos, como por exemplo a lavadora de alta pressão. Esse tipo de lavadora conta com muitas vantagens, pois ela pode elevar a temperatura da água de 12 ºC para até 155 ºC, permitindo a redução na pressão de trabalho, tempo de limpeza e na quantidade de produtos que serão utilizados.

A limpeza geralmente é feita em duas etapas. A primeira etapa elimina todos os tipos resíduos e sujeiras aparentes, já a segunda etapa garante à desinfecção do ambiente. Essa ordem deve ser mantida para que, ao final, todos os equipamentos estejam prontos para utilização, sem qualquer risco para quem o utiliza.

Porque contratar uma empresa de limpeza

As empresas de limpeza e higienização contam com vários produtos e materiais específicos, visando acabar com mau cheiros e impurezas difíceis de serem removidas com uma limpeza comum. Por conta disso, os profissionais que se dispõem a realizar essas limpezas precisam utilizar o equipamento de proteção individual (EPI), para que não sejam contaminados com micróbios e fungos que possam estar presentes no local onde a limpeza será feita.

Serviços terceirizados de limpeza

Tipos de limpeza industrial

  • Limpeza de pisos;
  • Limpeza de equipamentos;
  • Limpeza de fábricas;
  • Limpeza predial;
  • Limpeza pós obra;
  • Limpeza de balcões.
Lavadora de alta pressão

Equipamentos de limpeza industrial

Além da lavadora de alta pressão, os demais equipamentos para limpezas industriais podem ter diversas funcionalidades e aplicações, desde a enceradeira, até as varredeiras elétricas.

De acordo com cada ambiente e dimensões das áreas que serão limpas, é que se escolhem os tipos de equipamentos que poderão ser utilizados. Para lavar os pisos, por exemplo, é importante contar com as lavadoras e secadoras de piso, que possuem a vantagem de lavar e já aspirar a água com a sujidade. Após a limpeza, pode-se utilizar as enceradeiras, que contam com uma escova e com o auxílio de produtos, como detergente, fazendo com que o piso da indústria em que será aplicado o produto, fique com o aspecto de novo, e muito mais brilhoso. Esses equipamentos citados acima, são responsáveis pelo consumo reduzido da água e da mão de obra.

Falando um pouco mais sobre a enceradeira industrial e a praticidade da sua utilização, podemos destacar que esse tipo de equipamento é totalmente destinado, principalmente para a execução de diversos serviços de conservação e limpeza de diferentes tipos de pisos. Ela também pode ser utilizada para lavar, lixar, raspar, lustrar, e encerar pisos em áreas residenciais, comerciais e industriais.

Principais benefícios da enceradeira

  • Dar brilho à soleira de mármore, pisos laminados e granito;
  • Polir e limpar placas, réguas e vinílicas;
  • Lavar os pisos para uma futura impermeabilização;
  • Lixar diferentes tipos de resinas, como verniz;
  • Remover possíveis manchas;
  • Realizar o polimento dos pisos.
Limpeza industrial

Falando um pouco mais sobre esses equipamentos, é importante destacar também o aspirador de pó industrial. É normal a utilização do aspirador de pó dentro de grandes estabelecimentos, como as indústrias e os comércios, pois eles efetuam uma limpeza de forma mais rápida e eficaz, devida a responsabilidade que ele tem de atuar com total qualidade na superfície de um piso.

Esse tipo de equipamento é o mais recomendado quando o assunto é lavagem à seco. O aspirador de pó é ideal para a retirada de pó e lama da superfície de um piso, pois sua aspiração é prática e funcional, atuando com ciclones que fazem a separação da textura do pó, sendo ele mais fino ou mais grosso.

Já a varredeira industrial possui máximo desempenho, pois além de obter grande precisão em seus deveres, é extremamente robusta e poderosa nas suas aplicações. Existe o modelo automático e o modelo manual, ambos podendo serem utilizados dentro de grandes indústrias e comércios.

A varredeira manual é a mais indicada quando o assunto é local externo. Ela pode ser utilizada para varrer pátios, oficinas,  limpeza pós obra e halls de entrada. A varredeira automática é indicada para pisos industriais, pois além de eficiente, é econômica, podendo atuar em áreas de médio e grande porte.

Não perca a oportunidade de conhecer todos os modelos de equipamentos de limpeza industrial.