A resina epóxi – também conhecido como porcelanato líquido – é um tipo de componente cada vez mais requisitado por pessoas e empresas para melhorar a decoração de seus imóveis, seja em casas, apartamentos, edifícios, estabelecimentos, entre outros.

Por ser muito versátil e conseguir proporcionar um visual mais moderno aos espaços internos, desde o seu surgimento, a resina epóxi se tornou popular, ao mesmo tempo que mais dúvidas aparecem sobre o material.

E um dos principais questionamentos feitos sobre a resina epóxi é em relação às diferenças entre a pintura epóxi e o revestimento epóxi.

Afinal de contas, para contratar um serviço de aplicação com a resina epóxi, é essencial saber distinguir se será necessário utilizar a pintura epóxi ou revestimento epóxi.

Cada um desses procedimentos possuem diferentes finalidades, e conhecer cada um deles poderá evitar quaisquer inconveniências ao contratar o seu serviço.

Apesar de serem semelhantes, cada técnica de aplicação apresenta grandes diferenças no que diz respeito a estética e benefícios.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para explicar de maneira mais aprofundada sobre cada um dos materiais, assim como a diferença entre a tinta epóxi e o revestimento epóxi. Veja abaixo:

O que é a resina epóxi?

A resina epóxi, também chamada de porcelanato líquido ou poliepóxido, é um formato de plástico que, ao entrar em contato com um agente catalisador ou “endurecedor”, endurece e se torna uma superfície sólida e rígida.

Por essa razão, muitas pessoas e empresas utilizam a resina epóxi para pisos, assim como outros tipos do material, como a resina epóxi industrial, aditivo epóxi ou os adesivos líquidos epóxi, por exemplo.

Apesar da resina epóxi ser um material recente, ela está entre uma das principais tendências no mercado de decoração de interiores.

Além disso, a resina epóxi industrial também era utilizada há muito tempo por ser um material resistente, durável, de fácil limpeza e autonivelante.

O que é a pintura epóxi?

A pintura epóxi é um processo de pintura utilizando como material a tinta epóxi. Por sua vez, esse procedimento apresenta uma alta qualidade em comparação a outros tipos de materiais.

Além disso, é possível realizar a pintura tanto em paredes quanto a outros tipos de superfícies, como pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras, ardósia, azulejos, madeiras não resinosas, alvenarias, estruturas metálicas ou até mesmo diretamente sobre o contrapiso. 

Um dos maiores diferenciais da pintura epóxi que a sua aplicação é geralmente simples e prática. Ela também proporciona mais resistência em relação a variações de temperatura. Outras das suas maiores vantagens são:

  • Alta impermeabilidade;
  • Acabamento liso;
  • Brilho intenso (podem existir outros tipos de acabamento;
  • Facilidade de limpeza;
  • Alta resistência a produtos químicos;
  • Boa durabilidade;
  • Ótima aderência aos diversos tipos de materiais;
  • Fácil manutenção da superfície.

Se o processo de pinta for bem desenvolvido, a tinta epóxi também consegue promover uma superfície lisa e suave, sem quaisquer juntas. Também existe a modalidade da pinta epóxi para pisos. Veja abaixo:

Pintura epóxi para pisos

Um dos usos mais populares da resina epóxi é a pintura epóxi para pisos. Esse tipo de processo proporciona uma secagem rápida e resistente, por isso, cada vez mais pessoas optam pelo material.

A resina epóxi para pisos também tem uma variedade de aplicações comerciais e industriais, como fábricas, lojas comerciais, plantas industriais, armazéns, salas de exposições, hospitais, garagens, entre outros.

O que é o revestimento epóxi

O revestimento epóxi é a consequência da mistura de um plástico termofixo que, ao receber a adição de um agente endurecedor, se enrijece.

Ao contrário da tinta epóxi, o revestimento é mais demorado e sua aplicação se resulta em uma superfície completamente nivelada. Além disso, também é possível encontrar outros tipos de acabamentos para o revestimento epóxi.

Assim como a tinta epóxi, o revestimento também pode ser aplicado em diversos ambientes internos, até mesmo em áreas mais úmidas, como o banheiro, entre outros. Veja abaixo sobre uma das principais modalidades do revestimento epóxi:

Resina epóxi industrial

A resina epóxi industrial utiliza o revestimento epóxi para solucionar as necessidades de empresas do ramo industrial e de construção civil.

O diferencial da resina epóxi industrial é que a sua espessura é mais elevada, o que reflete diretamente na maior qualidade em sua utilização.

A fábrica utilizadora da pintura epóxi industrial também pode escolher entre utilizar o material para dar um acabamento fosco, brilhante ou acetinado. Normalmente, o rendimento da resina epóxi industrial pode oferecer até 50m² por demão.

Qual a diferença entre pintura epóxi e revestimento epóxi?

De forma geral, a diferença mais visível entre a tinta epóxi e o revestimento epóxi está na espessura e composição de cada um dos materiais.

Apesar da resina epóxi estar presente em ambos os componentes, a pintura apresenta uma espessura muito mais fina. É necessário entre duas a três demãos de pintura para atingir a espessura máxima de 0,3 mm.

Ou seja, a pintura epóxi proporciona um acabamento mais leve, e por isso, acaba não cobrindo todas as imperfeições ou nivelando o piso. Já o revestimento epóxi é aplicado por meio de camadas (primer, selador, capa de regularização, produto e acabamento).

Sua espessura pode alcançar até 5 mm e esse processo consegue corrigir efeitos e ondulações, proporcionando uma superfície totalmente lisa. Outra diferença é que existe uma grande variação de preço entre a pintura epóxi e o revestimento epóxi, sendo o segundo muito mais caro que a tinta.

Existem outros materiais com a resina epóxi?

Além da tinta epóxi e o revestimento, também existem outros tipos de materiais que possuem acabamentos e finalidades diferentes. Veja abaixo sobre alguns deles:

Aditivo epóxi

O aditivo epóxi é um pó e baixa temperatura de brilho. Ele possui um brilho estável e contém diversas espessuras de filme. Suas maiores vantagens são a alta qualidade, eficiência e ótimas correções de nivelamento nas suas aplicações.

Além disso, o aditivo epóxi também é um material versátil e eficiente, podendo ser feito em diversas superfícies, assim como também é utilizado pelos segmentos de cosméticos, têxtil, madeira, plásticos, entre outros.

Adesivos líquidos epóxi

Os adesivos líquidos epóxi são resinas de alta fluidez que promovem aderência em diversos materiais.

Eles são formulados a base da resina epóxi e foram desenvolvidos para colagens rápidas e reparos imperceptíveis em diversos materiais. Ou seja, são ideais para reforços, colagens e recuperação de materiais variados.

Os adesivos líquidos epóxi colam e reparam azulejos, vidros, materiais, pedras, plásticos, entre outros.

Escolha um desses materiais e se destaque

Ao longo do post, vimos que a resina epóxi pode ser muito mais complexa em sua aplicação. 

Enquanto a pintura epóxi proporciona um acabamento muito mais leve, sendo utilizado em pisos e paredes, o revestimento epóxi é ideal para espessuras mais elevadas, e por isso, é mais utilizado por empresas do ramo industrial e de construção civil.

Além disso, o aditivo epóxi e os adesivos líquidos epóxi também são opções específicas que podem solucionar necessidades e ter o mesmo tipo de resultado nos espaços internos.

Por isso, ao escolher um desses materiais, observe com detalhe sobre os seus componentes utilizados, operação, tempo de duração e lembre-se de contratar uma empresa especializada eficiente para a aplicação da resina epóxi!