É muito comum ouvirmos relatos diversos sobre danos causados por raios no país. Afinal de contas, o Brasil é um dos países que mais recebe descargas elétricas. Para ter uma ideia, são cerca de 50 milhões de raios por ano.

Sendo assim, um imóvel que não esteja preparado para combater esses acontecimentos podem ter um grande prejuízo ao perder a maioria (ou até mesmo todos) os aparelhos conectados à tomada.

Por essa razão, ter algum tipo de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é mais que fundamental para a segurança do seu imóvel, especialmente para as indústrias.

Por sua vez, o para-raio é um sistema de proteção contra esses eventos, que apesar de muito utilizado já há alguns séculos atrás, não possui os seus princípios e funções tão conhecidos.

E além de possuir um para-raio, também é essencial realizar manutenções no equipamento para que sua indústria não sofra grandes prejuízos e acidentes,

Dessa forma, nós elaboramos este post para falar de forma mais detalhada sobre o que é o para-raio e qual a importância desse equipamento para a segurança da sua indústria e os respectivos trabalhadores. Acompanhe nosso artigo e fique inteirado sobre o assunto! Vamos lá?

O que é o para-raio?

De forma básica, o para-raio é um sistema composto por captadores de raio, ou seja, hastes metálicas pontiagudas. Esse equipamento costuma ser posicionado em lugares elevados, como no alto de um edifício industrial, com o objetivo de proteger a construção dos possíveis danos causados por raios.

Além disso, o equipamento pode ser feito por meio do cobre, alumínio ou aço. O para-raio é conectado à terra por fios condutores. Estes oferecem um caminho de baixa resistência para os raios.

Dessa forma, o para-raio oferece um caminho pelo qual os raios podem atravessar, de modo que produza a menor quantidade de danos possível em um imóvel.

Qual a importância do para-raio na indústria?

Sabemos que a incidência de raios podem resultar em grandes desastres para qualquer negócio. Cerca de 20 a 30 % das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória. Já cerca de 70 % dos sobreviventes sofrem por um longo tempo de sérias sequelas psicológicas e orgânicas.

No entanto, com a utilização de um para-raio em sua indústria, é possível evitar grandes prejuízos e mitigar todos os riscos de descargas elétricas nos equipamentos industriais, além de todos os recursos que estarão conectados à tomada do imóvel.

Além disso, com o para-raio, os colaboradores do seu negócio também poderão ficar mais seguros e protegidos, uma vez que o para-raio, instalado em torres ou prédios, proporciona uma proteção de até cerca de 30 metros a partir do solo.

Sendo assim, investir em um para-raio é um processo indispensável para que a sua indústria tenha mais segurança com os equipamentos e colaboradores, e então, consiga reduzir os seus custos e se desenvolver no mercado de forma sustentável.

Agora que você já sabe o que é um para-raio e qual a sua importância, o que acha de investir nesse equipamento e ter sucesso em sua indústria?

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados