Quer se destacar no mercado B2B, mas não sabe quais processos estratégicos aplicar? Então, chegou ao lugar certo!

Afinal, sabemos que na atualidade a concorrência está cada vez mais acirrada devido aos investimentos em ferramentas no mundo digital. Por isso, muitas empresas que atuam no mercado B2B (Business to Business), devem estar atentos a diversos fatores a fim de se manterem atualizados para conquistarem novos clientes.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para te ajudar a garantir mais vendas no seu negócio, inclusive na indústria. Continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

O que é mercado B2B?

O  mercado B2B significa Business to Business, relacionado ao modelo de negócios em que as transações comerciais são realizadas entre empresas. Por exemplo, uma empresa de calibração que realiza serviços para uma outra companhia.

Hoje, é possível notar que muitas empresas já atuam neste modelo de negócios, inclusive nos meios digitais. É importante destacar que isso não se aplica somente a um segmento específico, ou seja, incluem indústrias e até mesmo negócios que oferecem ferramentas tecnológicas, como CRM, além de softwares de gestão, serviços de marketing digital, entre diversos outros.

Existe uma variedade de segmentos que podem atuar no mercado a fim de vender uma solução para outras empresas. Isso é excelente!

No entanto, não basta apenas oferecer uma solução para outra companhia. Em meio a competitividade no mercado, as empresas devem aplicar estratégias para se destacarem, a fim de aumentar suas vendas B2B.

Se você atua com esse modelo de negócio é necessário pensar no seu público-alvo, que neste caso, são empresas, não o consumidor final como ocorre no objetivo das vendas B2C (Business to Consumer). Ao pensar em atingir o consumidor final, esse fator pode impactar os resultados do seu negócio, além de dificultar na identificação das objeções em vendas.

Por isso, é essencial considerar as vantagens de adotar estratégias para se destacar no seu mercado. Confira abaixo os principais benefícios em ser reconhecido no mercado B2B!

A importância das estratégias para se destacar no segmento B2B

Qualquer gestor certamente almeja aumentar suas vendas B2B, certo? Por isso que muitos investem em estratégias para se destacar no mercado e, consequentemente, elevar seus resultados.

A verdade é que, desde o ano de 2021, o marketing B2B ganhou um destaque: a personalização.

Isso porque, qualquer consumidor, seja B2B ou B2C, deseja adquirir não só produtos e serviços de qualidade, como também ter uma boa experiência de compra, que vai desde a pesquisa pelo produto, facilidade de solicitar um orçamento, atendimento, pós-venda, entre muitos outros fatores.

Nesse sentido, é válido considerar que os clientes B2B também esperam um processo de compra e venda digitalizado, afinal, os dados permitem a personalização, tornando uma grande tendência para o mercado B2B. Algumas características de negociações deste mercado são:

  • Maior ciclo de compra: O processo de vendas B2B são consideradas mais complexas e demoradas em comparação as vendas B2C;
  • Volume de vendas: Embora as vendas sejam complexas, apresentam maior volume por cliente;
  • Maior recorrência: No mercado B2B é nítido que há maior competitividade, isso porque, como volume de venda maior por cliente, há uma grande probabilidade da empresa fazer compras recorrentes.

Ao considerar as características de negociações no modelo de negócio B2B, é possível compreender que o marketing personalizado se torna ideal para as empresas se destacarem. Não só isso, mas outras estratégias também são necessárias, inclusive para ter um diferencial!


Veja também:


 

Como se destacar no mercado B2B e gerar vantagem competitiva?

O mercado B2B é um dos modelos de negócios que possuem maiores concorrentes, bem como maior ciclo de compra. E apesar disso, as marcas deste mercado possuem mais volume de vendas por cliente. Logo, ao tornar um cliente fiel e defensor do seu negócio, os benefícios são imensos.

Para se destacar em meios aos concorrentes B2B e gerar vantagem competitiva, a fim de sair na frente de seus concorrentes e garantir mais benefícios e resultados extraordinários, é imprescindível adotar estratégias que funcionam. Abaixo, listamos algumas delas:

1. Planejar e definir uma estratégia de crescimento exponencial

Se você já atua em um nicho de mercado, que nada mais é que atuar em um segmento para atender um grupo específico de empresas com problemas específicos, como em embalagem plástica, é ideal traçar um planejamento e estratégia para o seu negócio ter crescimento exponencial.

Crescer exponencialmente significa ter a capacidade de multiplicar seus resultados em determinado período, tornando-se maior e mais competitiva. Relativamente é o crescimento “fora da curva”, ou seja, longe do padrão linear de outras companhias. 

Acredite: Planejar e criar uma estratégia para o seu negócio ter crescimento exponencial, é indispensável para gerar vantagem competitiva!

2. Foque em Leads Qualificados

Leads, um termo utilizado no marketing digital, são aqueles potenciais clientes que, em determinado momento, demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. Nesse sentido, os leads qualificados são aqueles que possuem maior aderência com o seu negócio e apresentam grandes chances de se tornar um cliente.

Por este motivo, as empresas B2B podem e devem pensar em atrair mais leads qualificados. Assim, uma vez que atrai os potenciais clientes, aumentam as oportunidades de negócios, como mais conversões e possibilidade de fidelização.

Não tem como negar que as vendas B2B são mais complexas, aliás, você já parou para pensar que quem dá a ordem para fechar negócio é o decisor de compra?

Pois bem! Considere este fator e, desse modo,  fica mais fácil entender para quem a equipe de marketing e vendas deve se concentrar: Leads qualificados!

Portanto, segmente os contatos e adote estratégias que desperte o interesse e influência na decisão de compra do seu público-alvo. 

3. Os meios digitais são indispensáveis para as empresas B2B

É fato que a internet oferece muitos benefícios, inclusive para o mercado B2B. De maneira geral, utilizar os meios digitais é mais que necessário na atualidade. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Por isso, já é possível que qualquer empresa, independente de qual seja o seu segmento e serviços oferecidos, invista em estratégias digitais, tais como:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Inbound Marketing;
  • E-mail Marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Canais de vendas on-line (Marketplace e E-commerce);
  • E muitas outras.

Sem dúvidas essas são uma das estratégias mais utilizadas por empresas que almejam o crescimento e visibilidade no mercado. Com elas é possível divulgar a marca para atrair mais visitantes para o site, blog, canais de vendas e afins. 

Não só isso, como também influenciam em atrair mais clientes, fidelização, relacionamento com o público, aumento de faturamento e, consequentemente, mais lucros e resultados extraordinários para sair à frente da concorrência.

4. Monitore seu processo de vendas para o mercado B2B

De nada adianta pensar em aplicar táticas que funcionam para gerar mais vendas e mais defensores da marca, se a equipe de marketing e vendas não monitora os resultados. Ter os dois setores trabalhando juntos pode aumentar as oportunidades de negócios.

Seja em número de leads, conversões, satisfação do cliente, e muitos outros fatores, monitorar é essencial para ajudar a criar soluções eficientes e adaptar o negócio a fim de atender as expectativas de clientes e, dessa maneira, gerar vantagem competitiva no mercado B2B.

Um dashboard de vendas, por exemplo, pode ser fundamental analisar as métricas e os KPIs, pois mostram os dados necessários para colocar o time em movimento, ou seja, é indispensável para a equipe utilizar a seu favor para influenciar na produtividade e eficiência no processo de vendas.

Sendo assim, é importante estruturar o processo de vendas para permitir tomadas de decisões assertivas e otimizar sua estratégia.

Conclusão

Diferente do B2C, o mercado B2B apresenta alta concorrência, por isso, é basicamente obrigatório aplicar estratégias para se destacar. 

Se não investir em plataformas digitais, por exemplo, aumentam as chances de insucesso, pois cada vez mais as empresas que almejam o crescimento, estão se atualizando, adotando estratégias, analisando a concorrência, e assim sucessivamente. Tudo isso, sem dúvidas, para sair na frente de seus concorrentes e gerar um diferencial competitivo.

Não à toa, pois esses fatores influenciam diretamente em melhores resultados, porque uma vez que a marca é vista pelo público-alvo, com uma boa reputação no mercado, há maior probabilidade de ter autonomia, ou melhor, ser referência no segmento de atuação.

Quer se destacar no mercado B2B? Então, coloque essas dicas em prática e veja os resultados acontecerem!

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

 

About the Author: Thais Teixeira

Avatar
Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Posts Relacionados