O marketing de atribuição entre canais como a criação de site que ajuda você a tomar decisões informadas com seu investimento em marketing. Os clientes prospectivos normalmente experimentam vários compromissos em vários canais antes de tomar uma decisão final de compra. Por exemplo, alguém pode ver um anúncio de mídia social para seu produto um dia. Semanas depois, essa pessoa reconhece seu produto e decide comprá-lo após ler um depoimento em seu site.
Então … qual anúncio fez a venda? Essas experiências entre canais são mais comuns do que não. O desafio para os profissionais de marketing é como medir com eficácia o desempenho geral das campanhas entre canais.
Usando as ferramentas certas, você pode observar cada envolvimento de um cliente com sua marca e avaliar qual teve o maior impacto em uma decisão de compra. A capacidade de avaliar a jornada de um cliente em várias plataformas e entender qual ação teve o resultado desejado é a modelagem de atribuição entre canais.
Para o marketing B2B, o rastreamento de clientes potenciais ao longo da jornada de compra é fundamental. Esses dados ajudam você a aprender como atrair mais clientes, construir uma base de clientes leais e gerar mais receita.
Abaixo estão algumas reflexões sobre a importância do marketing de atribuição em vários canais. Estão incluídos vários modelos a serem considerados para sua empresa e recomendações para a construção de uma estratégia de atribuição em vários canais de sucesso.
Por que a modelagem de atribuição entre canais é importante
Os tomadores de decisão de marketing proficientes confiam na atribuição para otimizar as estratégias de campanha. Quando você sabe quais canais estão convertendo mais clientes, pode alocar mais recursos de marketing e comunicação para esses canais. Decisões informadas ajudam a gerar um ROI mais robusto.
Modelos de atribuição de marketing entre canais a serem considerados
Um modelo de atribuição é usado para determinar o impacto de um canal durante a jornada de um cliente. Os profissionais de marketing digital usam combinações desses modelos enquanto coletam análises aprofundadas para identificar quais canais geram mais leads. Existem dois grupos de modelos de atribuição, cada um com seus próprios tipos. Considere esses modelos em sua estratégia de atribuição de marketing cross-channel.
Modelos de atribuição de toque único
Este modelo de atribuição credita apenas um canal que o cliente encontra em sua jornada de compra. Os modelos de atribuição de toque único são os mais fáceis de implementar em uma estratégia de análise de marketing B2B.
- Modelo de atribuição de primeiro toque: este modelo atribui todo o crédito de marketing ao primeiro envolvimento do cliente em sua jornada de compra. Se um cliente encontrar sua marca em um anúncio no Facebook, inscrever-se no boletim informativo por e-mail por meio do seu site e, em seguida, comprar seu produto em uma promoção por e-mail que você ofereceu, todo o crédito irá para o seu anúncio no Facebook.
- Modelo de atribuição de último toque: este modelo dá crédito total ao último envolvimento de um cliente quando finalmente compra seu produto ou serviço. No exemplo acima, todo o crédito iria para sua campanha de e-mail.
- Modelo de atribuição de último clique não direto: este modelo dá 100% do crédito ao engajamento anterior, antes que eles digitarem o URL do seu site e fizessem uma compra.
Modelos de atribuição multitoque
Os modelos de atribuição multitoque dão todo o crédito, em vários graus, a todos os compromissos que seu cliente teve durante a jornada de compra. Ao contrário dos modelos de atribuição de toque único, esses modelos podem ser difíceis de configurar. No entanto, eles oferecem informações valiosas sobre sua estratégia de marketing, analisando toda a jornada de conversão do cliente. Uma estratégia de marketing multitoque eficaz pode pagar dividendos significativos quando implementada corretamente.
- Modelo de atribuição linear: este modelo também é conhecido como o modelo de atribuição de peso igual, pois acredita igualmente em todos os compromissos que um cliente tem antes da conversão.
- Modelo de atribuição de redução de tempo: este modelo avalia os canais que estão mais próximos da venda final. Este modelo também pode ajudá-lo a otimizar os pontos de contato que geralmente têm mais peso nas conversões.
- Modelo de atribuição em forma de U: este modelo dá mais crédito ao primeiro e ao último ponto de contato do que aos compromissos entre eles. É importante quando um cliente encontra seu serviço e decide comprar sem negligenciar completamente os pontos intermediários.
- Modelo de atribuição de algoritmos: este modelo oferece o insight de marketing B2B mais preciso. O modelo de atribuição algorítmica envolve cálculos complexos e análise de dados para identificar quais canais realmente importam em sua estratégia de marketing. Cada engajamento pode ser diferente. O peso de cada um é determinado pelo setor de sua empresa, ciclo de vendas e circunstâncias individuais.
Não apenas conexão, mas integração
Além de medir o sucesso de seus canais de marketing, a atribuição de marketing cross-channel trata de conectar-se com seu público. Quando você sabe o que seu público deseja, pode integrar seus insights em suas estratégias de marketing para melhor atendê-los.
A conexão eficaz requer uma mensagem coesa. Se você disser algo sobre sua marca online, os clientes deverão encontrar uma mensagem de cortesia ao visitar sua loja. Vamos imaginar que você administra uma padaria e anuncia suas promoções no Instagram. Quando os clientes visitam sua loja, eles devem ver o mesmo anúncio promovendo a mesma mensagem. A consistência ajuda os clientes a ter uma ótima experiência de marca e ajuda você a trabalhar de forma mais produtiva .
A atribuição de marketing entre canais traz clareza e foco
Dominar a modelagem de atribuição entre canais é analisar o comportamento de seus clientes em vários canais antes de decidirem comprar seu produto ou serviço. Essa estratégia é crítica no marketing baseado em contas. Você pode envolver os clientes em potencial por meio da construção de relacionamento por meio de interações personalizadas e analisar as melhores maneiras de transformá-los em clientes fiéis.
A atribuição entre canais identifica todos os pontos de contato que um cliente encontra para que você saiba quais canais estão trabalhando a seu favor. Quando você sabe quais campanhas são bem-sucedidas, pode otimizá-las, gerar um ROI mais significativo e gerar mais receita.