//Cuidados na internet: Tudo sobre SSL

Cuidados na internet: Tudo sobre SSL

Muitas pessoas acabam passando maus bocados com as compras online, por causa disso, alguns cuidados são extremamente necessários na hora de fechar um pedido.

As compras pela internet vêm crescendo a cada ano. Estamos acostumados a ver um simples anúncio em nossas redes sociais ou em buscadores, e com isso, despertar o desejo de comprar daquele produto ou adquirir um determinado serviço.

Para realizar a compra é necessário que você passe seus dados, como CPF, número de cartão de crédito, nome, códigos de segurança, e isso acaba gerando em muitas pessoas o sentimento de desconfiança, gerado por alguns sites e-commerces, e acabam pesquisando sobre a reputação dessa loja online.

Você sabe quais riscos existem ao realizar alguma compra online e como se proteger para evitar grandes dores de cabeça?

OS RISCOS DE REALIZAR UMA COMPRA ONLINE

Segurança online

Sabemos quanto os nossos dados são importantes, e passá-los para sites que não conhecemos acaba gerando um certo desconforto, ou pior, podendo se envolver em casos de fraude com cartões de crédito e contas bancárias. Além disso, são recorrentes casos de clientes infelizes pelo produto que não supriu as expectativas, que chegaram com ranhuras ou mesmo que nem chegaram a receber a encomenda.

COMO VOCÊ PODE EVITAR GOLPES ONLINE?

Para evitar os golpes na internet, o possível cliente deve estar sempre atento a alguns cuidados essenciais. O primeiro deles é desconfiar de promoções mirabolantes, evitando sempre abrir anexos de e-mails duvidosos. Em seguida, é fundamental pesquisar sobre a loja em que você deseja realizar alguma compra. Sites como o Reclame Aqui dão exemplos sobre a confiabilidade de algumas empresas.

Outra opção é verificar se os sites são confiáveis através de um certificado de segurança, simbolizado por um cadeado na barra de endereço. Assim que você clicar no ícone é possível checar a certificação do website.

O cadeado de segurança é conhecido como “SSL” (Secure Sockets Layer), iniciando seu site com HTTPS e não mais com HTTP.

O QUE É HTTPS?

Certificado SSL

Você já deve ter notado que algumas URLs começam com “http://” enquanto outras começam com “https://”? Você já deve ter notado um “s” extra ao passear por websites que exigem o fornecimento de informações extremamente confidenciais.

Mas por que esse “s” e o que ele significa?

Basicamente, o “s” significa que sua conexão com esse website é criptografada, de maneira que hackers não possam interceptar nenhum dos seus dados. A tecnologia por trás desse “s” é conhecida como SSL (Secure Sockets Layer).

Como funciona o SSL?

O SSL utiliza uma tecnologia de criptografia, que opera com duas chaves para criptografar os dados, e uma chave pública disponível para todos e uma chave privada disponível apenas pelo destinatário. O SSL é a única maneira de obter segurança de dados em comércio eletrônico. Quando um SSL — Certificado Digital está instalado em um site, permite que o ícone de um cadeado apareça no navegador do usuário, transmitindo assim, segurança durante todo o processo de compra.

QUAIS TIPOS DE CERTIFICADO DE SEGURANÇA EXISTEM?

Explicamos a importância de um site com certificado de segurança, porém, agora é necessário que você entenda todos os tipos de certificados existentes, e a função de cada um. Confira:

SSL Simples (DV) — Este é o certificado mais comum em websites da internet. Ele é válido para você que necessita de uma confirmação digital para uma única URL, originária da verificação do domínio do seu site.

SSL OV — Este certificado é semelhante ao modelo simples, porém, a diferença é que ele, além de validar o seu domínio, irá exibir em seus detalhes a sua Organização também, passando uma percepção ainda maior de segurança ao consumidor final.

SSL Wildcard — Esse certificado é válido para qualquer subdomínio da url que foi certificada, mesmo em diferentes servidores, para completar a emissão é preciso fazer a validação apenas da url principal.

SSL EV (Validação Estendida) — O certificado EV é muito comum em grandes websites do mercado por conta da percepção de segurança que transmite ao consumidor final. Este certificado é válido para somente um domínio. Quando instalando em seu website, a barra de endereços fica verde e exibindo a razão social da empresa depois da instalação. Pela enorme credibilidade que ele passa, a sua emissão é muito mais burocrática, pois, não valida somente o seu domínio como também detalhes da sua empresa, como telefone, endereço, representante, etc. O tempo de emissão pode mudar de acordo com a velocidade de resposta do cliente e pode levar até 1 semana ou mais.

SSL EV MDC — Esse certificado é uma mistura dos dois últimos comentados. Ele contempla todos os benefícios e burocracias na emissão do EV só que pode ser válido para 210 domínios, necessitando validar todas as informações de todos os domínios escolhidos e contratados.

SSL Multi Domain — Certificado contratado por plataformas, ou clientes que possuem várias aplicações, porque ele pode certificar até 210 domínios de acordo com a sua contratação, porém, para a validação é necessário validar todos os domínios.

SSL San UCC — Esse tipo de certificado é próprio para servidores Microssoft Exchange. Ele é válido para até 210 domínios, porém, todos necessitam ser apurados no momento da emissão.

Code Sign — Já o Code Signing é um certificado de assinatura de códigos. Ele permite o download de conteúdo da internet tendo a garantia de que não houve nenhuma alteração no corpo do conteúdo.

Certificado S — Mime — Usado para criptografia e assinatura de e-mails, esse certificado assegura a procedência e segurança das mensagens enviadas e recebidas. Ele é recomendado para empresas que necessitam de sigilo quanto às suas informações.

O portal Soluções Industriais possui o certificado SSL EV, permitindo assim, que todas as informações disponibilizadas pelos seus possíveis compradores seja criptografada e se mantenha segura, até que a empresa solicitada entre em contato.

Não tenha medo de comprar online, utilize os serviços do Soluções Industriais.

Saiba ainda mais sobre este tema com a Tribox® Soluções em Internet.