Muitas pessoas acabam passando maus bocados com as compras online, por causa disso, alguns cuidados são extremamente necessários na hora de fechar um pedido.

As compras pela internet vêm crescendo a cada ano. Estamos acostumados a ver um simples anúncio em nossas redes sociais ou em buscadores, e com isso, despertar o desejo de comprar daquele produto ou adquirir um determinado serviço.

Para realizar a compra é necessário que você passe seus dados, como CPF, número de cartão de crédito, nome, códigos de segurança, e isso acaba gerando em muitas pessoas o sentimento de desconfiança, gerado por alguns sites e-commerces, e acabam pesquisando sobre a reputação dessa loja online.

Você sabe quais riscos existem ao realizar alguma compra online e como se proteger para evitar grandes dores de cabeça?

OS RISCOS DE REALIZAR UMA COMPRA ONLINE

Segurança online

Sabemos quanto os nossos dados são importantes, e passá-los para sites que não conhecemos acaba gerando um certo desconforto, ou pior, podendo se envolver em casos de fraude com cartões de crédito e contas bancárias. Além disso, são recorrentes casos de clientes infelizes pelo produto que não supriu as expectativas, que chegaram com ranhuras ou mesmo que nem chegaram a receber a encomenda.

COMO VOCÊ PODE EVITAR GOLPES ONLINE?

Para evitar os golpes na internet, o possível cliente deve estar sempre atento a alguns cuidados essenciais. O primeiro deles é desconfiar de promoções mirabolantes, evitando sempre abrir anexos de e-mails duvidosos. Em seguida, é fundamental pesquisar sobre a loja em que você deseja realizar alguma compra. Sites como o Reclame Aqui dão exemplos sobre a confiabilidade de algumas empresas.

Outra opção é verificar se os sites são confiáveis através de um certificado de segurança, simbolizado por um cadeado na barra de endereço. Assim que você clicar no ícone é possível checar a certificação do website.

O cadeado de segurança é conhecido como “SSL” (Secure Sockets Layer), iniciando seu site com HTTPS e não mais com HTTP.

O QUE É HTTPS?

Certificado SSL

Você já deve ter notado que algumas URLs começam com “http://” enquanto outras começam com “https://”? Você já deve ter notado um “s” extra ao passear por websites que exigem o fornecimento de informações extremamente confidenciais.

Mas por que esse “s” e o que ele significa?

Basicamente, o “s” significa que sua conexão com esse website é criptografada, de maneira que hackers não possam interceptar nenhum dos seus dados. A tecnologia por trás desse “s” é conhecida como SSL (Secure Sockets Layer).

Como funciona o SSL?

O SSL utiliza uma tecnologia de criptografia, que opera com duas chaves para criptografar os dados, e uma chave pública disponível para todos e uma chave privada disponível apenas pelo destinatário. O SSL é a única maneira de obter segurança de dados em comércio eletrônico. Quando um SSL — Certificado Digital está instalado em um site, permite que o ícone de um cadeado apareça no navegador do usuário, transmitindo assim, segurança durante todo o processo de compra.

QUAIS TIPOS DE CERTIFICADO DE SEGURANÇA EXISTEM?

Explicamos a importância de um site com certificado de segurança, porém, agora é necessário que você entenda todos os tipos de certificados existentes, e a função de cada um. Confira:

SSL Simples (DV) — Este é o certificado mais comum em websites da internet. Ele é válido para você que necessita de uma confirmação digital para uma única URL, originária da verificação do domínio do seu site.

SSL OV — Este certificado é semelhante ao modelo simples, porém, a diferença é que ele, além de validar o seu domínio, irá exibir em seus detalhes a sua Organização também, passando uma percepção ainda maior de segurança ao consumidor final.

SSL Wildcard — Esse certificado é válido para qualquer subdomínio da url que foi certificada, mesmo em diferentes servidores, para completar a emissão é preciso fazer a validação apenas da url principal.

SSL EV (Validação Estendida) — O certificado EV é muito comum em grandes websites do mercado por conta da percepção de segurança que transmite ao consumidor final. Este certificado é válido para somente um domínio. Quando instalando em seu website, a barra de endereços fica verde e exibindo a razão social da empresa depois da instalação. Pela enorme credibilidade que ele passa, a sua emissão é muito mais burocrática, pois, não valida somente o seu domínio como também detalhes da sua empresa, como telefone, endereço, representante, etc. O tempo de emissão pode mudar de acordo com a velocidade de resposta do cliente e pode levar até 1 semana ou mais.

SSL EV MDC — Esse certificado é uma mistura dos dois últimos comentados. Ele contempla todos os benefícios e burocracias na emissão do EV só que pode ser válido para 210 domínios, necessitando validar todas as informações de todos os domínios escolhidos e contratados.

SSL Multi Domain — Certificado contratado por plataformas, ou clientes que possuem várias aplicações, porque ele pode certificar até 210 domínios de acordo com a sua contratação, porém, para a validação é necessário validar todos os domínios.

SSL San UCC — Esse tipo de certificado é próprio para servidores Microssoft Exchange. Ele é válido para até 210 domínios, porém, todos necessitam ser apurados no momento da emissão.

Code Sign — Já o Code Signing é um certificado de assinatura de códigos. Ele permite o download de conteúdo da internet tendo a garantia de que não houve nenhuma alteração no corpo do conteúdo.

Certificado S — Mime — Usado para criptografia e assinatura de e-mails, esse certificado assegura a procedência e segurança das mensagens enviadas e recebidas. Ele é recomendado para empresas que necessitam de sigilo quanto às suas informações.

O portal Soluções Industriais possui o certificado SSL EV, permitindo assim, que todas as informações disponibilizadas pelos seus possíveis compradores seja criptografada e se mantenha segura, até que a empresa solicitada entre em contato.

Não tenha medo de comprar online, utilize os serviços do Soluções Industriais.

Saiba ainda mais sobre este tema com a Tribox® Soluções em Internet.