/, Economia, Gestão, Saúde e Bem-estar/4 maneiras de como suas finanças podem interferir na sua saúde

4 maneiras de como suas finanças podem interferir na sua saúde

Saúde financeira e saúde mental costumam andar de mãos dadas. A falta de dinheiro ou a incerteza financeira são a causa de muita preocupação e problemas mentais e até mesmo físicos em nossos corpos. 

Embora ter muito dinheiro não signifique uma vida tranquila, ter uma vida financeira equilibrada é sinônimo de tranquilidade. 

Por isso, é essencial saber identificar formas como as finanças podem interferir em sua saúde e buscar ferramentas para evitar que isso aconteça. É sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Confira!

  1. A incerteza financeira é a principal fonte de preocupações para muitas pessoas

Ter dificuldades para pagar as contas é algo normal. Vivemos em um cenário de incertezas econômicas, o que leva as preocupações financeiras a aumentarem. 

As possibilidades de se endividar, ter gastos além do orçamento ou mesmo perder o emprego podem afetar as pessoas de diferentes formas, e pode levá-las a terem sintomas físicos e emocionais.

  1. A saúde mental influencia em suas finanças e vice-versa

Assim como dificuldades financeiras fazem sintomas como o stress e ansiedade piorarem, quem os enfrenta pode apresentar comportamentos impulsivos e ter mais dificuldade de administrar as finanças, já que esses sentimentos prejudicam a tomada de decisão.

  1. Problemas financeiros podem levar a alterações no humor

Dificuldades quanto às finanças podem causar isolamento social, desatenção, mau humor, irritação e queda na produtividade. 

Além disso, problemas financeiros podem levar as pessoas a desenvolverem vícios destrutivos e podem atrapalhar a pessoa na hora de buscar a ajuda de amigos, familiares e até mesmo profissionais da saúde. 

  1. As finanças podem afetar sua saúde física

Além dos sintomas relacionados à saúde mental que já mencionamos, problemas financeiros podem causar problemas físicos, como gastrite, hipertensão, taquicardia, insônia, enxaqueca e diversos outros.

Como evitar que problemas financeiros afetem sua saúde?

Para evitar problemas de saúde por causa de sua vida financeira, é necessário cuidar muito bem das duas áreas. 

Se você está tendo esse tipo de dificuldade, o primeiro passo é reconhecer a existência do problema para poder resolver tanto a questão financeira quanto a psicológica. 

Muitas pessoas se enganam achando que apenas ganhar mais dinheiro vai resolver seus problemas emocionais e financeiros, quando na verdade é necessário tratar a causa do problema por meio de mudança de comportamento. 

Também é importante buscar ajuda profissional para as questões psicológicas. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesse momento.

  1. Cuide da organização de suas finanças

Esse é o momento de se concentrar nas partes de suas finanças que podem ser controladas. Comece a registrar seus gastos e ganhos, analise bem suas finanças, faça planos de ação estabelecendo metas e procurando formas de alcançá-las.

Além disso, busque reservar uma parte de seu salário para projetos futuros. Quando pensamentos ansiosos começarem a surgir em relação a esses planos, você poderá se acalmar sabendo que já está fazendo algo para alcançá-los. 

Se você não consegue guardar dinheiro todo mês, comece estabelecendo pequenos objetivos. Foque nas metas e veja sua rotina se transformar em hábito.

  1. Busque ajuda

Resista à tentação de se isolar e tentar esconder seus problemas financeiros. Converse com seus amigos e familiares, explique sua situação e peça o apoio deles em estratégias ou outras formas de sair dessa situação. 

Além disso, não hesite em buscar ajuda de um profissional de saúde. Converse com um psicólogo sobre sua situação e aceite sua ajuda para reestruturar sua saúde financeira e emocional, buscando entender como o problema começou e como você lida com o dinheiro.

  1. Faça coisas prazerosas

O primeiro impulso em casos de dificuldades financeiras é cortar tudo, inclusive coisas de baixo custo ou que fazem você se sentir melhor, como a prática de exercícios. 

Fuja dessa tentação. Faça exercícios para liberar bons hormônios em seu cérebro. Se não é mais possível pagar academia, faça exercícios gratuitos e ao ar livre. Além disso, busque estar com os amigos e fazer coisas prazerosas.

Mas, acima de tudo, não se culpe. Mesmo que você tenha cometido um erro em sua vida financeira, não continue carregando-o em suas costas. Aprenda com seus erros e comece agora mesmo a tomar atitudes mais saudáveis para cuidar de sua vida financeira.

Conte com uma ajuda extra para organizar sua vida financeira

Se você está com dificuldades financeiras, não precisa se desesperar pensando em como encontrar ajuda para resolvê-las. 

A CashMe possui empréstimo com garantia de imóvel com uma das taxas de juros mais baixas do mercado: a partir de 0,85% ao mês, além de 240 meses para o pagamento e carência de 12 meses para pagar a primeira parcela. 

Assim, você consegue o dinheiro que precisa, sem juros abusivos e com o tempo necessário para poder se estruturar e fazer o pagamento. Conte conosco!

Você já havia pensado sobre essa relação entre a vida financeira e sua saúde? Deixe sua opinião nos comentários.