Prevenir a contaminação é prioridade para setores públicos e privados do país

Os dados da OMS revelam que no intervalo de 2030 a 2050, problemas como enchentes e secas irão causar aproximadamente 250 mil mortes acima da média anual. A carência no saneamento básico e da estação de tratamento de água agravam ainda mais esse quadro, evidenciando problemas como a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya, que são causadas por mosquitos em água parada, assim como a diarreia por ingestão de água não tratada.

Os últimos meses do ano são marcados pelo aumento da temperatura, que junto com o calor, traz fortes chuvas de verão. Isso gera prejuízos que ameaçam a segurança da população e afetam negativamente a saúde pública do país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que as consequências dessas mudanças climáticas irão lhes custar uma média de 4 bilhões de dólares por ano até o ano de 2030.

As consequências impactam a saúde e a economia do país, como mostra os dados levantados no ano de 2013 na capital paulista. Segundo as estimativas levantadas pelo antigo prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad existem 749 locais de fácil alagamento na região, e os gastos para conter as enchentes chegam a R$ 1 milhão por dia.

Recentemente, a região de Campos no estado do Rio de Janeiro recebeu o dobro do volume de água esperado antes da metade do mês de dezembro, assim como a BR 101 e o parque Saraiva que também sofreram com a mudança climática repentina e tiveram que lidar com enchentes, que prejudicaram o traslado dos moradores da região, que necessitavam da ajuda de técnicos que foram enviados para fazer o escoamento da água com o auxílio de uma motobomba.

Um equipamento aplicado nos mais diversos setores são as motobombas. Elas têm sido cada vez mais utilizadas para assegurar a proteção no tratamento de água e no auxílio de problemas como enchentes, realizando o escoamento e tratamento dos fluídos.

Esse aparelho também é utilizado nos sistemas de bombeamento de plataformas petrolíferas, sendo também, uma ótima maneira para a prevenção de doenças causadas pela poluição das águas de piscinas, sendo responsável por movimentar e filtrar o líquido desses locais que, sem o tratamento correto, apresentam um enorme risco para a saúde.

COMO A MOTOBOMBA PROTEGE NA PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS NA ÁGUA

A água é uma fonte propícia para a proliferação de mosquitos e bactérias, que são responsáveis pela prospecção de uma série de doenças que podem se manifestar em pessoas que entram em contato com a água parada. Estruturas como piscinas demandam cuidados extremos, pois, podem ser contaminados rapidamente por uma simples falha nos motores que ajudam na limpeza e na regularização do ph, o que pode causar complicações intestinais graves como a diarreia, disseminada pelo germe Criptosporidium, Giardia, E. coli e Shiguela nos infectados.

Para evitar essa situação, a motobomba ajuda a impulsionar a circulação de água, possibilitando todo o processo de filtragem. O motor gira propulsores que bombeiam a água em um ciclo contínuo e esse movimento na água é de extrema importância, pois piscinas costumam ter um alto tráfego de pessoas e, além de prevenir o escurecimento e a contaminação do local, esses aparelhos ajudam no combate ao Poxvírus, um molusco contagioso que pode se proliferar em água parada e contaminada. O vírus é causador de pequenas erupções e verrugas na pele, que podem se alastrar pelo corpo. O problema é ainda mais grave se o contaminado for portador de dermatite atópica, pois a sensibilidade na pele facilita o crescimento do antígeno.

Uma das formas de fazer com que a limpeza da água possua a devida adição de cloro em todas as extremidades da piscina é garantindo que, acompanhada dos filtros, a motobomba esteja em plena operação.

Normalmente, são comercializadas nas versões submersa, centrífuga, pressurizadoras, a diesel e a gasolina, onde cada modelo possui uma aplicação diferenciada dependendo do local onde será instalada.

A VARIEDADE DE MODELOS E SUA UTILIDADE

Existem modelos específicos para cada aplicação e necessidade, sendo que as bombas centrífugas e submersas são as mais comercializadas. A bomba centrífuga possui grande desempenho por conta de sua base, possibilitando que o motor tenha maior força e desenvoltura para impulsionar a água e jogá-la para o local indicado.

Já as bombas submersas são elaboradas para atuar com maior desenvoltura em locais confinados, sendo alocada abaixo do nível da água, atuando totalmente submersa, realizando a captação da água por via do sistema de sucção e levando-a para outro local previamente estabelecido.

Seu motor aguenta a inundação e estanques de pressão da água. Alguns modelos também contam com estrutura à prova de explosão, assegurando maior segurança na hora de proteger locais menores e mais profundos. Esse modelo opera em locais com grande incidência de sólidos por conta de sua grade de proteção que também realiza a retenção de materiais que possam promover danos.

Necessário para proteger ambientes que trabalham com grandes quantidades de água, esse modelo de bomba de água pode ser usado tanto em planos de ação para reverter desastres, quanto na prevenção de doenças em determinados locais. O imprescindível é garantir o bom funcionamento desses motores para que não ocorram possíveis incidentes.