Os compressores são equipamentos extremamente fundamentais para alguns setores, entre eles o segmento industrial. Mas você sabe exatamente qual a funcionalidade desses aparelhos?  

O compressor de ar tem como sua principal função captar o ar natural do ambiente, e armazená-lo dentro do seu próprio reservatório, dessa forma, oferecendo uma fonte contínua de ar.

Com isso, o ar comprimido pelo equipamento auxilia no funcionamento de diversas ferramentas pneumáticas, como, por exemplo, lixadores, pistolas de pintura, ar condicionado, furadeiras e também em outros diversos tipos de equipamentos.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre a funcionalidade e todas as dicas de um compressor? Então acompanhe a leitura até o final. 

Neste conteúdo vamos abordar os seguintes tópicos:

Utilidades de um compressor 

Quando falamos de um compressor de ar, falamos de equipamento capaz de captar o ar que está no ambiente e armazená-lo sob alta pressão em seu reservatório, gerando um ar comprimido. 

Como dissemos acima, o compressor é bastante utilizado nas indústrias, no entanto seu uso não se limita apenas a esse segmento. Podendo ser usado em mercados, funilarias e até para uso doméstico. 

Obviamente, que a sua utilização vai depender das atividades que pretendem ser exercidas e também da capacidade e especificação do equipamento, sendo úteis para várias finalidades.

Eles podem ser usados para pintura, envernização de objetos, acabamentos, pintura de automóveis, remoção de ferrugens e até em uso domésticos como: pintar telhados, encher balões, pneus, entre outros. 

Como vimos, os compressores de ar são muito utilizados em diversos ambientes, mas para que não existam erros na hora da utilização é necessário saber quais são os modelos adequados para cada tipo de aplicação. 

Tipos de compressor

Existem vários tipos de compressores, abaixo separamos os modelos mais utilizados e a finalidade de cada um deles. Confira! 

Compressores Rotativos

Entre os compressores rotativos, existem três tipos de modelos, o primeiro deles é o compressor rotativo multicelular. Onde a pressão é gerada através do filtro do motor, as vantagens do modelo são o baixo ruído emitido e a pressão contínua. 

O segundo modelo é o chamado compressor duplo parafuso, que conta com dois parafusos em formatos de espirais e tem sua aparência meio arredondado e oca. Esse modelo conduz o ar por meio dos seus eixos, garantindo mais eficiência. 

O último modelo dos compressores rotativos, é o tipo roots, nesse modelo o ar é levado de um lado para o outro sem que haja alteração em sua forma, permitindo uma alta rotação.

Compressores de Êmbolo

Outro tipo de compressor são os de êmbolo, que também contam com dois modelos. Sendo o primeiro o compressor de pistão, que contém um êmbolo capaz de produzir movimentos lineares e que são apropriados para todos os tipos de pressões. 

Já os compressores de pistão de dois ou mais estágios, conseguem comprimir facilmente pressões mais elevadas de ar, pois passam compressões até duas vezes maiores. No entanto, esse modelo necessita de sistema de refrigeração para o calor gerado. 

Compressores Parafuso

Neste modelo de compressor, são usados dois eixos em formato de parafuso, esses eixos ficam interligados e giram em direções distintas. 

Dessa forma, o gás refrigerante entra na câmara e é comprimido entre os parafusos, o absorvendo para dentro do equipamento e levando até a condensadora, para assim expelir o ar gerado.  

O compressor parafuso é comumente usado para fornecer ar comprimido em estabelecimentos industriais no geral. Sua principal vantagem é oferecer um fluxo contínuo de ar. 

Compressores de Membrana

Por fim os compressores de membrana, suas características são parecidas com a dos modelos de êmbolo e pistão, a diferença fica por conta do ar que não entra em contato com sua partes móveis, pois são separadas por uma membrana, evitando possíveis contaminações. 

Esse modelo é o mais utilizado em indústrias químicas, farmacêuticas e alimentícias. Isso porque, o ar não tem contato com as partes deslizantes e dessa maneira fica sempre livre de resíduos.


 

Veja também:


Qual o preço do compressor de ar?

Falar de preços exatos para um compressor de ar é uma tarefa complicada. Isso porque, existem vários fatores que podem influenciar no valor final do equipamento. 

Por este motivo, é importante pesquisar e estudar sobre as funcionalidades de cada compressor de ar e analisar se o modelo escolhido se adequa às demandas do seu negócio e uso. 

Além disso, optar por aparelhos novos pode trazer vantagens de custo-benefício maiores do que a de equipamentos usados ou semi-novos. No entanto, caso o preço desses compressores esteja em conta, é bom colocar na balança e saber se vale a pena. 

Qual o melhor compressor de ar pequeno?

Existe um modelo diferente de compressor para cada trabalho. Por exemplo, se você precisar encher pneus, seu compressor será diferente do que precisará para realizar a pintura de automóveis. 

Então é importante prestar atenção às características dos compressores de ar pequenos, para que faça uma boa escolha. Assim como prestar atenção a marcas, preços e muito mais. 

Os pequenos compressores de ar podem ser usados para diversas atividades, e a utilidade deles vai desde trabalhos mais simples até algo mais grandioso que você esteja realizando. Esses modelos podem ser usados em pinturas, para encher itens infláveis e até mesmo para limpezas.

Mas vale ressaltar, que existem alguns detalhes para fazer uma boa escolha na hora da sua compra. Por isso é importante levar em consideração a força, pressão do ar, tamanho, ruído e os preços de cada modelo. 

Qual o melhor site para comprar compressor de ar?

Depois de seguir todos os passos acima, chegou a hora de comprar o compressor de ar. No entanto, é preciso se atentar a alguns pontos. É importante contar com empresas qualificadas e que são referência no mercado.

Além disso, é fundamental que a empresa escolhida ofereça disponibilidade imediata da garantia de fabricante, e também conte com uma equipe de vendas qualificada para sanar todas as dúvidas sobre o produto.

Vale ressaltar que todo o equipamento deve estar de acordo com as normas e especificações de segurança obrigatórias

Manutenção de compressores de ar 

A principal recomendação, tanto para compressores quanto para qualquer outro tipo de equipamento mecânico é a de sempre seguir as orientações do fabricante. No manual, é indicada a periodicidade adequada das manutenções e onde elas devem ser realizadas.

Os principais parâmetros que devem ser observados na manutenção de compressores são as especificações técnicas dos lubrificantes e dos componentes a serem substituídos. O objetivo é fazer com que a operação ocorra sem contratempos.

Além disso, as inspeções periódicas também devem seguir rigorosamente as orientações do fornecedor, já que todos os componentes foram escolhidos e desenvolvidos para alcançarem o melhor desempenho possível dentro das condições predeterminadas.  

Verificar o nível de óleo, a saturação de filtro de ar, temperatura de descarga do compressor e a rotação e pressão de ar na linha, são alguns dos pontos mais importantes.

Dessa forma, é possível estabelecer um cuidado ainda maior com esses equipamentos, e os riscos de surgirem falhas na operação acabam sendo consideravelmente menores.

Conclusão

Como vimos durante o conteúdo, os compressores de ar desempenham grande papel para os mais variados tipos de uso, seja em indústrias, funilarias e até mesmo para uso doméstico. 

O mercado desses equipamentos é bastante amplo e conta com diversos modelos e com aplicações únicas para cada demanda necessária. No entanto, é importante saber o que melhor se adequa às suas necessidades e pesquisar bem sobre o local de compra. 

Isso sem contar, a importância das manutenções preventivas e periódicas para esses aparelhos, para que assim seu funcionamento se prolongue por muitos anos. 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados