As válvulas são um simples mecanismo de direcionamento e controle de um determinado fluxo de fluidos, ou seja, conduzem e regulam a passagem de um elemento específico. O sistema mais comum de válvula são os de abre/fecha, que podemos encontrar nas torneiras, por exemplo.

Nesse caso, temos uma válvula de acionamento manual, que controla o fluxo de fluidos em motores, tubulações e sistemas de irrigação pneumáticos e hidráulicos. Dessa forma, fornecendo água de acordo com a necessidade. 

No artigo de hoje, vamos mostrar tudo sobre válvulas, suas funcionalidades, os tipos e as principais aplicações. Se interessou? Então não deixe de acompanhar! 

Neste conteúdo vamos abordar os seguintes tópicos:

O que é uma válvula?

Como citamos acima, a válvula pode ser usada para controlar o fluxo de líquidos, gases, e materiais em suspensão. Também são chamadas de reguladores, registros, entre outros e podem ser encontradas em diversos locais e instalações.  

As válvulas, são dispositivos que possuem os mais variados formatos, possuindo desde de peças minúsculas para pequenas aplicações até  tamanhos enormes para o uso em grandes usinas hidrelétricas. 

Além disso, as válvulas possuem modelos diferentes para cada tipo de aplicação, seja para projetos mecânicos, instalações residenciais, grandes construções, entre outros. 

Entre as mais conhecidas estão, a válvula de porta que possui duas posições, aberta e fechada. E a válvula gaveta, popularmente conhecida como registro, que geralmente são vistas em banheiros, cozinhas e áreas de serviço. 

As válvulas de retenção, destinadas a restringir o fluxo de uma substância para uma única direção, e as válvulas de segurança, que são capazes de liberar níveis determinados de pressão, também estão entre as mais conhecidas. 

No caso de uma válvula de segurança, ela pode ser ajustada para disparar quando um nível de pressão é atingido, ou quando um sinal de emergência é enviado para que exerça este controle. 

Uma válvula pode ser controlada manualmente, como uma torneira, ou controlada por um sistema de grande complexidade, como é o caso de um carro, onde as válvulas abrem e fecham de modo a permitir que o combustível seja capaz de entrar no cilindro. 

Em outros casos, esses dispositivos podem ser controlados pelos utilizadores por meio de um sistema automatizado, como no caso de condutores  gás, óleo e água, onde técnicos em um centro de controle operacional podem abrir e fechá-las remotamente, conforme a necessidade, garantindo assim o bom fluxo do sistema.

Quais são os tipos de válvulas?

Atualmente no mercado, podemos encontrar vários tipos de válvulas para diferentes aplicações. Abaixo separamos os principais modelos e suas características, confira! 

Válvula Gaveta 

É o modelo de válvula mais utilizado em ambientes industriais, principalmente em sistemas de bloqueio manual. Quando aberta, libera totalmente o fluxo, com passagem e fluidez perfeitos.

Esse modelo, é ideal para ser usado em sistemas onde os processos de abertura e fechamento não são constantes e rotineiros, pois possuem manuseio um pouco mais demorado.

Válvula Borboleta  

É uma válvula utilizada para regular gases e líquidos, ideal para sistemas de baixa pressão. Ela tem custo acessível e age rapidamente. 

Para suportar o contato direto com materiais corrosivos, a válvula recebe um revestimento mais resistente do os outros tipos. Seu acionamento pode ser elétrico e hidráulico, seja em medidas menores como alavancas ou maiores como volantes e caixas de entrada.

Válvula de Bloqueio Absoluto 

O nome desse modelo já diz tudo sobre sua função, as válvula de bloqueio absoluto são ideias para se utilizar em localizar que necessitam de reparos e manutenções contatos. Dessa forma o sistema de bloqueio permite uma maior segurança durante o processo. 

Válvula Retenção 

A válvula de retenção é um modelo feito para prevenir o retorno do fluxo, seu funcionamento rápido e automático, permite que o escoamento aconteça em sentido único. Dessa forma, impedindo o retorno da substância para o sentido oposto. 

O seu ciclo operacional utiliza a força do próprio fluxo para funcionar, sendo ideal para sistemas de vapor, ar, gás de carvão e gás de óleo. Operando normalmente em temperaturas altas e baixas.


Veja também:


 

Válvula Agulha 

Esse tipo é composto por agulhas, produzidas a partir de ligas de metal como bronze e aço inox. A válvula agulha tem como principal função, controlar o fluxo de substâncias da forma mais precisa possível.

Válvula Globo/Porta

É um modelo de válvula ideal para sistemas onde a abertura e o fechamento são constantes. Além disso, esse modelo permite o controle de vazão, com regulagem de fluxo e pressão. 

É um equipamento adequado para controle de líquidos, gases, água e vapor, tanto em alta como em baixa pressão. A mudança brusca de direção do fluido permite elevada perda de carga, sem ocorrer quase nenhum desgaste. 

Válvula Esfera 

A principal característica deste modelo de válvula é seu obturador esférico e vazado, feito para permitir a passagem do fluido. Para funcionar corretamente, ela precisa ficar alinhada com a tubulação e deve ficar aberta completamente.

É uma válvula ideal para bloqueio e abertura que necessitam de respostas imediatas. Sustenta alta pressão e é perfeita para operações de regulagem de fluxo. 

Como podemos definir válvulas?

Como podemos observar acima, as válvulas possuem variadas funções, seja para direcionar fluxos de ar, água e gases ou para controlar a pressão de vazão dessas substâncias.  

Resumidamente, podemos definir as válvulas como dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação. São acessórios de extrema importância em instalações industriais, residenciais e comerciais. Estando presente em praticamente todos os lugares em que estamos. 

Para que serve a válvula?

As válvulas servem para controlar de forma contínua e automática, o controle de fluidos, prevenção de vazão ou reversão de determinadas substâncias. E também do controle de pressão com o sistema liga e desliga. 

E pelo fato da válvula apresentar diversas funções, ela é dividida em vários tipos, que são determinados pela operação, condição de pressão e temperatura, natureza do fluido e forma de acionamento. As válvulas são simplesmente mais um dispositivo de segurança disponível para os sistemas de alta pressão.

Sempre que gases ou líquidos são introduzidos em um recipiente sob pressão, a pressão do cilindro ou da linha de gases deve ser maior que a pressão no recipiente para impedir o fluxo reverso de volta ao sistema de fornecimento de gases.

Dessa forma,  a proteção contra fluxo reverso pode ser obtida instalando uma válvula de deste suprimento ou mesmo na mangueira de pressão que alimenta a tubulação. Com uma válvula na linha, assim caso a pressão externa for maior do que a pressão na tubulação, a válvula se fechará, impedindo a passagem.

Conclusão

Para garantir todas as funcionalidades e as aplicações das válvulas, independentemente do modelo escolhido, é importante conhecer as certificações que o fabricante possui e também suas garantias. 

Por citar como exemplo, os casos de gás inflamável, nesse tipo de situação recomenda-se um equipamento capaz de suportar altas temperaturas e que seja a prova de explosão. Assim, um certificado de segurança dos fabricantes devidamente regulamentado é a melhor forma de comprovar a veracidade dessas informações. 

Atualmente no mercado há diversos profissionais e empresas qualificadas que oferecem os melhores equipamentos de válvula para aplicações específicas. Por este motivo, certificar-se antes da compra é a melhor forma de todas as funções do equipamento.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados