Quais serão as consequências da quarta modernização industrial (também conhecida como revolução industrial), que – impulsionada principalmente pela digitalização – desempenha um papel cada vez mais importante em todo o mundo? 

 

Chamada de Indústria 4.0, implicará, por um lado, sistemas inteligentes e digitalmente interligados nos quais a produção está perfeitamente entrelaçada com as tecnologias de informação e comunicação de ponta. 

 

Ao mesmo tempo, apresentará oportunidades para reorganizar o trabalho. As máquinas, por exemplo, serão capazes de realizar tarefas físicas árduas e tornar-se-ão possíveis regulamentações de horário de trabalho mais flexíveis e amigáveis ​​para a família. 

 

Enquanto o progresso no passado deu grandes saltos à frente graças a inovações como a máquina a vapor e o uso de eletrônicos e tecnologia da informação, a Indústria 4.0 hoje é caracterizada por fábricas inteligentes, fazendo uso de servidor vps, por exemplo. 

 

Estes são baseados em sistemas em rede digital que permitem, em grande parte, um processo de produção autônomo no qual pessoas, máquinas, sistemas, logística e produtos se comunicam e cooperam diretamente entre si. 

 

Isso torna a produção mais eficiente e mais flexível. Quando todas as informações estão disponíveis em tempo real, uma empresa pode, por exemplo, reagir rapidamente à disponibilidade de matérias-primas específicas. 

 

Com isso, os fluxos de produção em toda a empresa podem ser projetados de forma a economizar recursos e energia.

 

Se você quer saber mais sobre a modernização industrial no futuro, continue a leitura!

 

O que é a Indústria 4.0?

O termo “Indústria 4.0” é usado para significar o início da quarta revolução industrial – as três anteriores sendo a produção mecânica, a produção em massa e, a seguir, à revolução digital. 

 

Pode-se argumentar que a Indústria 4.0 é simplesmente uma junção das três eras anteriores da manufatura, mas a Indústria 4.0 está destinada a ser muito mais impactante do que isso.

 

A Indústria 4.0 engloba novas tecnologias que combinam os mundos físico, digital e biológico, impactando todas as disciplinas, economias e indústrias. 

 

Essas tecnologias têm grande potencial para continuar a conectar bilhões de pessoas à web e melhorar drasticamente a eficiência dos negócios e das organizações. 

 

Em sua aplicação e compreensão universal da Indústria 4.0, este termo está mais diretamente relacionado ao mundo da manufatura – você poderia até chamá-lo de Manufatura 4.0. 

 

Em troca, esta indústria está vendo crescimento e transformação como nunca antes. Em sua aplicação à manufatura, a Indústria 4.0 é:

 

O crescimento da automação e das tecnologias de dados impulsionadas pela internet das coisas (IoT), a nuvem, computadores avançados, robótica e pessoas.

 

A integração perfeita de software, equipamento e pessoas que aumenta a velocidade, confiabilidade e fluxo de informações entre todos os sistemas de um fabricante.

 

Quais são as tecnologias utilizadas nas indústrias? 

A Indústria 4.0 tornou a fábrica inteligente uma realidade, em parte graças ao uso generalizado de tecnologias digitais em processos anteriormente manuais. 

 

Conectividade, automação e otimização estão conduzindo a transformação digital da Indústria 4.0. Entenda melhor a seguir quais são as tecnologias utilizadas nas indústrias. 

1. Internet das coisas industrial (IIoT)

IIoT é quando há interconectividade e colaboração de dados, máquinas e pessoas no mundo da manufatura. 

 

Essencialmente, ele pega a IoT – sensores, máquinas e dados, todos conectados e com interface perfeita – e a aplica à manufatura. 

 

Cada aspecto da operação de manufatura pode ser conectado na IIoT e os dados que ele cria podem ser aproveitados para otimizar a eficiência em toda a operação de manufatura.

2. Automação

O objetivo final de uma fábrica conectada é maximizar a eficiência, maximizando os lucros. Para conseguir isso, a automação deve ser adotada em alguns ou todos os processos de fabricação. 

 

A automação, por meio de robótica ou IA, é possibilitada pela interconectividade e comunicação que ocorre em uma instalação otimizada da Indústria 4.0.

3. Inteligência Artificial

A inteligência artificial e seu subconjunto de aprendizado de máquina são praticamente um requisito para uma fábrica inteligente habilitada para a Indústria 4.0. 

 

Toda a premissa em torno dessa nova revolução industrial é eliminar o processamento manual, e a IA é a principal ferramenta a ser usada em seu lugar. 

 

A IA pode usar os dados gerados de uma fábrica conectada para otimizar o maquinário, reprogramar fluxos de trabalho e identificar melhorias gerais que podem ser feitas para aumentar a eficiência e, por fim, a receita.

4. Big Data e Análise

Como cada funcionalidade da operação de manufatura está sendo monitorada e gerando dados, há toneladas de dados para analisar. 

 

No entanto, os sistemas de análise de big data podem utilizar tecnologias de aprendizado de máquina e IA para processar dados rapidamente e fornecer aos tomadores de decisão as informações que precisam para fazer melhorias em toda a operação de manufatura.

5. A Nuvem

Os fabricantes não têm ou não querem usar a enorme quantidade de espaço necessária para armazenar fisicamente grandes volumes de dados criados em uma operação da Indústria 4.0. 

 

Isso é o que torna o armazenamento em nuvem e a computação uma necessidade absoluta e a engrenagem chave em uma fábrica conectada.

 

O uso da nuvem também permite uma única fonte de verdade e compartilhamento de dados em toda a empresa, muito rapidamente. 

 

Por fim, o armazenamento em nuvem também permite o acesso remoto e o monitoramento de todos os dados e sistemas operacionais da máquina, dando grande visibilidade das operações e eficiências.

6. Cibersegurança

Como cada ponto de contato na operação de fabricação é conectado e digitalizado na Indústria 4.0, há uma necessidade extra de segurança cibernética robusta. 

 

Maquinário de manufatura, sistemas de computador, análise de dados, nuvem e qualquer outro sistema conectado via IoT devem ser protegidos.

7. Simulações

Ter a capacidade de prever resultados é uma das maiores viradas de jogo na era da Indústria 4.0 e da manufatura. 

 

Antes da digitalização da fábrica, mudar uma linha de produtos e otimizar sua velocidade e produção era um tanto quanto adivinhador e sempre imperfeito. 

 

Com os modelos de simulação avançados de hoje movidos a dados IoT e IA, as operações de manufatura podem otimizar o maquinário para a próxima execução do produto, economizando tempo e dinheiro.

 

Conclusão

A modernização industrial já proporcionou muitas soluções para as indústrias e proporcionará muito mais no futuro. 

 

Indústrias que não se adaptam a essas mudanças, infelizmente, ficarão para trás e perderão poder competitivo no mercado.  

 

Portanto, acompanhar essas atualizações e implementá-las nas indústrias é extremamente importante. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais claro o que é a modernização industrial e qual é o seu futuro. 

 

Conteúdo produzido por Upsites