A internet é uma das grandes responsáveis por um ambiente de negócios que não apenas trouxe novos modelos de vendas, mas também se tornou um dos principais locais de transações e lucros para as empresas.

Um desses modelos de vendas que tem se consolidado nos últimos anos é o e-commerce (comércio virtual), que são os lugares onde ocorrem a comercialização de produtos pelos mais diversos canais digitais. 

Para se ter uma ideia, apenas entre os meses de janeiro e agosto de 2020, o e-commerce brasileiro faturou R$41,92 bilhões, um aumento de 56,8%, em relação ao mesmo período de 2019. 

Os dados foram levantados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em parceria com o Movimento Compre&Confie. E mostrou o crescimento do comércio eletrônico neste período, também impulsionado pela pandemia do coronavírus.

O fato é que o e-commerce chegou para ficar e aderir ao comércio eletrônico não é opção apenas para os varejistas. Há muito espaço para outros tipos de segmentos, inclusive para as indústrias. E é sobre o e-commerce na indústria que falaremos no artigo de hoje. 

O setor industrial foi um dos que mais precisou se adaptar às mudanças e migrar para os meios digitais como melhor solução para encontrar seus clientes.

Na internet existem diversas ferramentas que auxiliam nessa tarefa, e adotar esse modelo de negócio na sua companhia, certamente trará muito benefícios. 

Pensando nas necessidades das empresas, elaboramos esse conteúdo para mostrar as vantagens do e-commerce para a indústria. Ficou interessado? Confira abaixo. 

Autonomia 

Esse novo movimento garante muitas vantagens para a indústria. Uma delas, sem dúvidas, é a autonomia na venda e na distribuição de seus produtos. Com um canal próprio de comercialização, é possível estabelecer suas próprias políticas de inserção no mercado, sejam elas mais agressivas e diretas ou sejam mais discretas e contidas.

Outro exemplo claro dessa autonomia, é relação direta com os clientes finais, com as pessoas que realmente consomem seus produtos, ao invés de estabelecer contato apenas por meio das revendas.

Novas possibilidades de venda

Mesmo que você deseje fazer vendas online somente para seus revendedores, ter uma nova possibilidade de fazer negócios é muito importante. Através de uma plataforma e-commerce, você pode traçar estratégias tanto B2B como B2C. 

Ou até mesmo integrar as duas estratégias, o que pode ser uma excelente oportunidade de expansão e também uma forma de se diferenciar no mercado.

Funcionamento 24 horas

Outro ponto positivo de um comércio digital para sua indústria, é a disponibilidade do e-commerce: na internet, a sua loja fica ativa 24 horas por dia. 

Isso significa que os clientes podem acessar os produtos e conferir detalhes da compra a qualquer momento, seja durante o dia ou madrugada. Sem dúvida, uma excelente oportunidade para vender mais sem precisar investir muito dinheiro. 

Garantir um atendimento automatizado também é fundamental, assim, você garante que o consumidor consiga informações relevantes a qualquer momento. 

E aí, gostou das nossas dicas? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades.

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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