Antes de iniciar um empreendimento é necessário saber a resposta de algumas perguntas, a mais importantes é: qual o propósito do seu negócio? Se não sabe a resposta, não se preocupe. Muitos empreendedores enfrentam dificuldades na hora de descobrir qual o verdadeiro propósito e a razão da existência da sua empresa.
Ter um negócio com propósito definido é o ponto de partida para o sucesso. Colaboradores alinhados com os ideais da empresa, trabalham com mais motivação e passam a entregar resultados com mais qualidade. Outro ponto fundamental, é o gestor, que precisa estar atento a essa filosofia conhecendo todos os detalhes da empresa, podendo intervir em seus pontos fortes e fracos.
Ao definir e deixar claro o propósito, as empresas podem tomar decisões mais acertadas e manter sua relevância. Além disso, atualmente muitos consumidores buscam produtos e serviços de negócios que tenham uma identificação com seus pensamentos.
Ter o propósito da sua empresa definido é importante para que a identidade do seu negócio seja transmitida de forma única. Afinal de contas, no mercado existem inúmeros negócios que fazem o que você faz, por isso, se diferencie.
Neste artigo vamos mostrar algumas formas de descobrir o propósito do seu negócio. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura.
Volte para a fundação
Uma das maneiras mais eficientes para identificar o propósito é analisar toda trajetória da sua empresa, desde a fundação até os dias atuais. Pesquisar sobre essas informações vai ser de grande ajuda para identificar a questão principal. O propósito sempre nasce junto com o negócio, e por isso, deve ser bem analisado.
Propósito como diferencial
Seu propósito deve ser o objetivo de todos que trabalham e consomem de seus produtos e serviços. Não basta apenas dizer que tem, é preciso provar na prática em cada momento e ação desempenhada, que o propósito do seu negócio se mantém firme.
Por essa razão, é fundamental reconhecer quais são os seus maiores diferenciais e as razões que fazem com que a sua organização se diferencie no mercado.
Missão, visão e valores são diferentes do propósito
Enquanto a grande maioria das empresa já definiu sua missão, visão e valores, poucas foram na busca do propósito do negócio
É normal que haja uma confusão com os termos, pois realmente eles se assemelham em alguns pontos. No entanto, o que muitos não sabem é que a criação da missão, visão e valores, passa pela definição do propósito.
Propósito: a razão da existência da sua empresa;
Missão: a cultura e as escolhas que definem cada decisão;
Visão: planejamento futuros e onde sua empresa deseja estar no futuro;
Valores: quais os caminhos para atingir os objetivos.
Qual legado sua empresa quer deixar
Quais legados a sua empresa quer deixar pelo caminho? Essa é uma pergunta fundamental para definir o propósito do seu negócio. Os clientes, em geral, querem se relacionar com empresas que a confiança está baseada em valores sólidos. Os negócios que representam um importante legado tendem a ser mais valorizados pelos consumidores.