Na história humana, a capacidade do ser humano em produzir meios de solução dos problemas é enorme, indo desde a pedra, martelo, até máquinas robóticas que trabalham com softwares de última geração. Entretanto, vários problemas acontecem com estes equipamentos, como o desgaste com o uso contínuo e as consequências de ambiente e temperatura podem danificar os equipamentos.

Neste ponto, a manutenção é importantíssima para a melhor qualidade e durabilidade das máquinas e ferramentas, e até mesmo quando falamos da manutenção de aquecedor a gás. Muitos, por razão de custos, querem realizar os reparos por conta própria, algo que pode piorar, e até fazer o objeto inutilizável.

Por isso, é muito importante ter uma assistência técnica para fazer a manutenção dos equipamentos, sem ela, muitos dos equipamentos seriam descartáveis, e causaria um maior aumento dos custos.

O que é assistência técnica?

Esse serviço tem como objetivo trabalhar em reparos nos equipamentos dos mais variados. Existem dois tipos principais de manutenção, que trabalham em conjunto para um produto de mais qualidade e resistência.

Manutenção preventiva: Esta atividade auxilia como o próprio nome diz, na prevenção de possíveis problemas que podem ocorrer em equipamentos. Na indústria, o trabalho tem diversas formas de serem feitas, desde a limpeza da poeira, até a troca de peças que prejudicam as máquinas futuramente.

Manutenção preditiva: Também conhecida como manutenção corretiva, ela acontece em momentos de desgaste, falha e não funcionamento de máquinas, ferramentas, e objetos em geral. Em muitos casos, realizam a troca de peças, componentes, fiação, óleo, entre outras alternativas de trabalhar em retornar o produto como novo.

Assistência técnica especializada: Além dos métodos de reparo, existem diferenças entre os tipos de serviços. O suporte especializado é formado por profissionais altamente qualificados, que não são vinculados ao fornecedor. Ele é contratado externamente pelo consumidor, quando a garantia acaba;

Assistência autorizada: O modelo de suporte autorizado atende a uma equipe de especialistas no conserto dos produtos do fornecedor do equipamento, ele fica disponível para reparos durante o tempo de garantia do produto, sem maiores onerações ao consumidor.

Qual manutenção é a mais necessária?

Não existe uma preferência de quando contratar uma assistência técnica, a necessidade de bons equipamentos dependem do quão fundamental as máquinas representam para sua indústria. A falta de manutenção ocasiona inúmeros prejuízos de paradas nos processos de produção, de recebimento de mercadorias e até de expedição.

Em momentos nos quais o cliente recebeu um produto defeituoso, ou que perdeu desempenho, por razões de desgaste, e má condições de trabalho, informar o mais rápido possível ao suporte técnico, evita perdas de produtividade e o aumento de custos de um novo equipamento.

Por isso, manter a indústria funcionando normalmente ajuda na maior produtividade, vendas e na qualidade dos seus produtos, além disso, elas aumentam a vida útil das máquinas, mantendo-as potencializadas.

Formas de suporte técnico

A garantia de uma assistência técnica feita após a reparar um equipamento tem um prazo legal de 30 a 90 dias. Outros modos de suporte tem duas garantias diferentes:

  • Assistência contratual: Quando o consumidor compra determinado produto, o fornecedor entrega uma garantia periódica de consertos em casos de falhas reclamadas pelos clientes;
  • Assistência técnica estendida: Esse modelo de contrato é feito pelo consumidor, que paga uma taxa adicional após a compra do equipamento e passado a garantia legal.

Benefícios

Alguns dos principais pontos positivos de ter uma assistência técnica já foram relatados nos parágrafos acima.

Mas, a sustentabilidade é outra grande vantagem da manutenção corretiva. Com o conserto, evita o descarte do produto, desperdiçando e contribuindo para o acúmulo de lixo industrial, causando danos quase que irreversíveis ao meio ambiente.

Além disso, um serviço de assistência técnica trabalha com profissionais qualificados, que fazem um trabalho com custo acessível e permanecendo com alta segurança, de acordo com a NR (norma regulamentadora) 12.

Equipamentos

Um dos métodos mais utilizados de manter firme o maquinário é a instrumentação. Esse serviço foca na maximização da qualidade dos equipamentos, tornando-os altamente potentes na linha de produção. Neste tipo de atividade, a assistência técnica tem grande função, para manter os equipamentos em bom funcionamento.

Com a entrada da automação dos equipamentos industriais, a importância desse serviço aumentou bastante. A maior responsabilidade das máquinas realizarem os processos produtivos, a necessidade de uma assistência técnica de altíssimo nível, para evitar problemas, quebras e a paralisação de toda a atividade de uma indústria.

Dada a importância, veja alguns tipos de assistência mais conhecidos do mercado e a importância de cada um:

Assistência técnica CLP: o controlador lógico programável foi o responsável pela automação da linha de produção. Devida a importância, o conserto é feito para Redução de refugos, menor consumo de energia, flexibilidade de uso e na reutilização dos cabeamentos, para o melhor funcionamento;

Assistência Técnica IHM: esse software faz a comunicação entre o homem e a máquina. Os reparos mais recorrentes acontecem com problemas no programa virtual, no qual, são feitos a análise do produto em 24 e 48 horas;

Assistência Técnica OFFSET: as impressoras offset trabalham com equipamentos de alta qualidade na impressão de etiquetas e embalagens. Com a assistência técnica, contribui para alta qualidade da reprodução das imagens, imprime milhares de folhas simultaneamente, e diminui os custos de reprodução e impressão das folhas;

Assistência Técnica de Chiller: os chillers são importantes equipamentos de refrigeração industrial. A manutenção de chiller e o suporte feito pela assistência evita que haja o transporte do equipamento até o local do suporte técnico. Isso diminui os custos de transporte, e, após realizado, pode trabalhar imediatamente;

Assistência Técnica Torno CNC: o torno do tipo CNC é uma máquina automática responsável pela usinagem de todo o processo. A manutenção evita a lentidão do processo e a perda de desempenho, e entrega maiores recursos de eficiência no torno;

Assistência técnica de Encoder: o encoder é um equipamento utilizado para auxiliar na detecção fotoelétrica de um determinado aparelho. A correção dos produtos é feita com o objetivo de os sensores de conversão elétrica funcionando, auxiliando outros equipamentos de automação industrial, como o CLP;

Assistência técnica em servo drives: O servo drive é um equipamento fundamental para o bom funcionamento dos motores elétricos. O reparo deste equipamento mantém a melhor atuação dos motores elétricos por um maior tempo.

Conclusão

Por essas e outras razões, a assistência técnica de equipamentos faz a indústria funcionar, ser mais produtiva e protege o meio ambiente do descarte de equipamentos. Sempre quando comprar um determinado aparelho ou ferramenta, verifique se o serviço de suporte técnico é de qualidade e tem longa garantia, fazendo a sua vida ficar mais confortável.