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Marketing digital para indústria: o desafio de convencer gestores

Há algum tempo, o marketing digital é a principal forma de divulgar empresas pela internet em todo mundo.

As empresas que mais aderem a esse tipo de estratégia de vendas são ligadas a tecnologia. Entretanto, o marketing digital pode ser útil para empresas de diversos ramos, inclusive a indústria, que tem um modelo diferente de comércio.

O papel da indústria é captar bons distribuidores e pontos de venda. Neste setor, seu principal foco de venda é o famoso B2B (Empresas para Empresas).

No segmento B2B, a complexidade na compra é maior, pois eles pesquisam produtos em ao menos, 4 páginas de pesquisa do Google durante sua jornada de compra.

Além disso, nessa mesma jornada, a compra de produtos é decidida por mais de uma pessoa, passando da gestão, até o CEO.

Por isso, o marketing b2b chegou para ajudar o cliente nessa decisão. Essa estratégia pode criar diferentes ações para serem usadas nas vendas, comunicações e também no desenvolvimento do negócio.

Se você está incomodado com a falta de vendas? Leia este artigo até o final para descobrir os benefícios do marketing industrial e como te ajuda e mensurar resultados duradouros e reais para sua indústria.

O que é marketing digital para indústria?

O marketing tradicional, é um conjunto de estratégias que usa meios tradicionais de comunicação para levar uma mensagem direta ao seu público e relacionamento com o cliente em um marketing direcionado.

Por outro lado, o marketing digital trabalha em criar estratégias realizadas online para atrair novos negócios. Ele também estabelece um relacionamento mais próximo com cliente e desenvolve a identidade da marca.

As vantagens do marketing digital em relação ao tradicional são grandes, começando pela possibilidade de mensurar os resultados, com métricas claras, essenciais para todas as empresas.

Por isso, as atenções estão cada vez maiores nesse “novo” tipo de marketing que está ganhando espaço no mercado.

Dados de usuários online

O principal motivo das empresas olharem para o marketing digital é o grande número de usuários que usam e fazem compras pela internet.

Segundo dados da empresa de análise ComScore, 94% dos internautas já fizeram compras online no Brasil. E, ainda, o consumidor acessa em média, 3 vezes a internet para pesquisar um produto antes de comprá-lo.

Devido ao grande número de usuários que compram pela internet, as empresas que fazem o investimento na web tem um crescimento de até 18% no faturamento.

Além disso, 7,6% dos orçamentos de marketing digital é voltado para as mídias sociais.

Dada a importância do marketing digital, essas são as razões para a indústria ser competitiva no mercado industrial.

Planejamento de marketing

Um dos maiores desafios do marketing digital é o planejamento. Nele, é determinado todas as diretrizes das campanhas como o local, público alvo, principais produtos, diferenciais competitivos, metas do negócio, diretriz de design e mídias que serão utilizadas.

O marketing digital para indústria possui diferentes ideias para atrair clientes, nas quais cada uma atende à diferentes funções e fatores.

Neste sentido, o plano de marketing digital perfeito precisa de estratégias assertivas para ter resultados.

Veja agora as principais dicas de marketing digital para sua estratégia de vendas:

1 – SEO

Os sites de busca, como o Google, são a principal fonte de busca de informações de todo o tipo na internet.

Para que um site tenha boas referências na internet, as empresas usam técnicas de SEO, que consistem em um conjunto de metodologias que melhoram o posicionamento de um site de forma orgânica nos buscadores.

As principais técnicas de SEO são a busca de palavras-chave (termos específicos usados para pesquisa nos buscadores), títulos, subtítulos, descrições de textos, conteúdo de qualidade, até a presença do site em links externos em outros domínios e nas redes sociais.

Devido a sua importância comercial, estar ou não nas plataformas de busca pode ser um fator decisivo na visibilidade do seu negócio.

2 – E-mail Marketing

O e-mail marketing é um tipo de canal de comunicação e relacionamento que apresenta grande versatilidade.

Ele pode ser utilizado para enviar diferentes formatos de e-mails com ofertas, promoções, cartões comemorativos, avisos e conteúdos de blogs.

Usado para criar campanhas de divulgação para as indústrias, é capaz de estreitar a relação entre empresa e cliente com baixo custo e retorno alto dos contatos comerciais.

É considerado pelos profissionais de marketing uma das principais estratégias de relacionamento e vendas no Marketing Digital.

3 – Redes Sociais

As redes sociais passaram a ter grande importância no relacionamento das pessoas com o mundo.

E no marketing digital, isso não é diferente. De acordo com pesquisa da consultoria Aberdeen, 84% dos profissionais de marketing que atuam no mercado B2B usam as mídias sociais como parte de suas estratégias.

Além disso, os profissionais da área passam de 4 a 6 horas semanais nas mídias sociais, sendo uma ferramenta extremamente importante para uma boa estratégia de marketing digital.

Com as redes sociais, são maiores as chances de prospecção de novos clientes e aumentando a quantidade de vendas.

Ademais, essas mídias permitem fazer a promoção da marca, podendo ser usados gratuitamente e são excelentes ferramentas para divulgação de todos os produtos.

E, ainda servem para divulgar a missão da empresa, produzindo conteúdos e até mesmo de se relacionar e fazer negócios com outras empresas do mercado.

4 – Inbound marketing

O inbound marketing nada mais é ação que consiste em atrair e conquistar o público-alvo através da comunicação com os clientes, o tornando mais consciente das suas necessidades.

Uma das principais técnicas de inbound marketing é o marketing de conteúdo, focado na criação, publicação e distribuição de conteúdo de alta relevância para o seu público-alvo para atrair novos clientes.

Esses artigos são criados para solucionar um problema, tornando mais fácil o interesse das pessoas por um determinado conteúdo.

Esta conexão entre a empresa e o leitor é muito importante, pois o autor passa a ser visto e lembrado como uma autoridade no assunto.

Por isso, o inbound marketing está sendo cada vez mais usado na atualidade, por ser considerado o futuro do marketing.

5 – Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios pagos que ficam em destaque na primeira página dos buscadores. Essa alternativa é usada pelas empresas que desejam ter resultados rápidos em suas campanhas.

Um dos principais destaques dessa plataforma de anúncios é o retorno rápido do investimento. Os resultados das campanhas de links pagos aparecem logo após a publicação do anúncio.

Além disso, algumas palavras-chave com baixo volume de busca podem ser compensadas com posicionamento por links patrocinados.

Com os links patrocinados, o número de acessos da sua loja virtual vai aumentar, assim como as possibilidades de venda.

O marketing digital é a solução para as vendas da indústria!

Neste artigo, você aprendeu que o marketing digital é algo indispensável para qualquer empresa do setor industrial.

Infelizmente, ainda existe uma parcela significativa de indústrias B2B e B2C que investe pouco na internet, sendo um dos principais desafios do marketing digital para indústria.

As indústrias que contam com uma estratégia de marketing digital estruturada tem maiores chances de aumentar a visibilidade e as suas vendas com a internet.

Elas tendem a ganhar mercado cada vez mais, além de garantirem a presença da marca na lembrança dos clientes.