Você já ouviu falar em branding industrial? Se a resposta for não, então saiba que chegou ao lugar certo! Afinal, é muito importante saber o que é e como funciona essa estratégia para impulsionar os números neste setor.

Para quem não sabe, branding é uma ferramenta de gestão da marca, e em meio a concorrência, é imprescindível ter todas as estratégias bem definidas para atrair o público, bem como obter uma boa reputação no mercado. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que é branding e qual a importância para o setor da indústria. Se ficou interessado em saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira!

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

O que é branding industrial?

Branding ou Brand Management nada mais é do que uma estratégia de gestão da marca. Em suma, serve para tornar a marca do seu negócio referência no segmento de atuação. 

Como resultado de uma gestão da marca bem elaborada é possível conquistar cada vez mais clientes, tendo em vista que, ao promover sensações, influenciará o público na decisão de compra, além de se diferenciar da concorrência.

Dito isto, o branding é uma estratégia essencial para as indústrias se destacarem, a fim de conquistar o público e obter melhores resultados para sua marca. A gestão da marca incluem os seguintes fatores:

  • Nome;
  • Slogan;
  • Linguagem;
  • Logotipo;
  • Símbolos;
  • Identidade visual;
  • Entre outros fatores que representam seus produtos e/ ou serviços oferecidos. 

Para entender melhor o que é essa estratégia e como funciona, imagine uma empresa que atue com produção de placa de energia solar e tenha como objetivo captar mais consumidores e se destacar no seu segmento. 

Com o branding industrial, por exemplo, será possível conquistar o que foi almejado, pois possibilita a marca a compreender como funciona o mercado de atuação, o seu público, entre outros. 

Portanto, é uma estratégia ideal para tornar a marca desejada, pois permite conquistar o público-alvo ao criar um logo e promover sensações, tendo em vista que passará a ter uma imagem positiva ao mercado.

Qual é a importância do branding para a indústria?

Como já citado anteriormente neste post, branding é uma prática aplicada com o objetivo de posicionar a marca no mercado, bem como entender o seu público e fazer com que sua companhia seja referência no segmento de atuação.

Basicamente, se torna importante para a indústria devido às adaptações das estratégias que permitem ir em busca do objetivo da empresa.

Em meio à concorrência acirrada, é imprescindível buscar soluções para alavancar o negócio. Aliás, você, como gestor, já pensou em aplicar o branding na indústria para fortalecer a reputação da sua marca?

Pois bem! Ao fazer a gestão da marca na indústria, consequentemente conquistará um melhor posicionamento no seu mercado. 

Além disso, as demais áreas como as de logísticas e comunicação, por exemplo, estarão alinhadas com a empresa e, desse modo, contribuirão para o crescimento do empreendimento. Inclusive, fornecedores também perceberão o valor agregado ao seu negócio.

Compreendeu a importância do branding industrial? Então veja a seguir como fazer a gestão da sua marca corretamente e impulsione os resultados da sua indústria!

Como aplicar o branding industrial?

Não há como negar que qualquer estratégia bem aplicada é determinante para o sucesso de uma empresa.

Para as indústrias, o branding permite gerir a marca de modo que promova o propósito da companhia e, desse modo, se destacar em meio aos concorrentes. Por isso, se você entendeu que o branding para a indústria é de suma importância para elevar os resultados de conversões, confira logo abaixo 4 dicas para te ajudar a aplicar a estratégia.

1. Estude o seu mercado

Estudar a concorrência para se destacar no seu mercado é um passo indispensável na gestão da sua marca. 

As indústrias e comércios são segmentos que possuem a concorrência acirrada, logo, identificar quem é o seu público-alvo, quais são suas dores, e como os concorrentes atuam no mercado, desde aos canais de vendas e redes sociais, permite obter referências de sucesso para elevar o seu negócio.

Como resultado, sua indústria terá estratégias mais assertivas, pois uma vez que define o público-alvo, se torna possível traçar uma persona (personagem fictício da marca) de modo objetivo e, consequentemente, uma gestão da marca eficaz.

2. Defina a identidade visual

Outro fator importante para a estratégia de branding para indústria é que além de estudar o mercado e traçar o perfil ideal dos seus potenciais clientes, é preciso definir a identidade visual para atrair o seu público.

Por sua vez, a identidade visual para o setor industrial é determinante para promover sensações ao público, dessa maneira, fazer a marca ser reconhecida e, consequentemente, agregar valor ao negócio.

Essa identidade envolve o nome, serviço e/ou produto oferecido, cultura, objetivos, missão, posicionamento no mercado e assim sucessivamente.


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3. Conteúdo é primordial para o branding industrial

De nada adianta identificar o público-alvo e definir uma persona, mas não fornecer conteúdos relevantes, não é verdade?

Pois bem! O marketing de conteúdo é primordial para estabelecer os conceitos da marca na mente dos potenciais clientes. Por exemplo, uma empresa que atua com compressor parafuso, pode e deve pesquisar o mercado e traçar o seu público, e investir em conteúdos para atrair leads e, consequentemente, aumentar suas conversões.

De modo geral, o conteúdo é basicamente obrigatório na atualidade para quem deseja ser visto e reconhecido. Então, se você deseja alcançar o seu público e convencer a comprar no seu negócio, agregue valor à marca. Para isso, invista em conteúdos relevantes, sejam em vídeos no site da sua empresa, redes sociais, posts em blogs, entre outros.

4. Use as redes sociais para promover a marca e estreitar relacionamento com o público

Por fim, mas não menos importante, ter uma marca com forte presença digital é uma das maneiras de transmitir ao público o objetivo da empresa, bem como fortalecer o negócio e elevar os resultados. 

Resumidamente, as redes sociais são plataformas que as indústrias podem aproveitar para fazer a gestão da marca e, desse modo, atrair um número maior de público. 

Uma indústria que vende para outra indústria, por exemplo, ou seja, que atua no segmento B2B (business to business), pode aproveitar as ferramentas como Facebook e Instagram para fazer postagens relevantes sobre serviços e produtos oferecidos a fim de estreitar o relacionamento com o público que deseja alcançar.

Aliás, dados comprovam que as empresas B2B e até mesmo a B2C (business to consumer) apostam nas redes sociais para se relacionar com os clientes. De acordo com o relatório “Social Media Marketing Industry Report”, de 2019, do site Social Media Examiner, 93% dos profissionais de marketing entrevistados, indicaram que as ações nas mídias sociais geraram mais exposição para suas empresas. 

A tendência é que o número aumente cada vez mais, pois o segundo maior benefício para os participantes foi o aumento do tráfego, seguido pela geração de leads e o aumento das vendas.

Lembre-se de elaborar um cronograma de postagens nas redes para evitar conteúdos repetidos ou até mesmo que não cause impacto nas plataformas. Com uma estratégia bem definida, maiores serão as chances de aplicar o branding industrial corretamente e destacar a sua marca em meio à concorrência!

Conclusão

A estratégia de branding é fundamental para fazer a gestão da marca a fim de torná-la reconhecida e destacada em meio aos concorrentes do seu mercado de atuação. O branding industrial, por sua vez, é uma séria de estratégias voltadas para a indústria captar o público ao promover sensações e promover conexão com os potenciais clientes.

São muitos fatores que contribuem para essa técnica ser tão importante para o setor industrial, visto que, ao criar conexão forte e fazer com que a empresa conquiste uma boa posição no seu mercado, se torna determinante para a tomada de decisão de compra do público-alvo.

Portanto, ao aplicar o branding industrial, será possível fazer a indústria se destacar e elevar os resultados no geral, inclusive no relacionamento com fornecedores, pois terá valor agregado ao seu negócio.

Assim, como resultado de uma gestão da marca eficaz, promoverá a identidade da empresa e, consequentemente, sensações no público em relação à marca da sua indústria. Isso inclui fatores como, por exemplo, linguagem utilizada, cores do logotipo, entre outros.

Conheça seu público, defina a identidade visual da sua indústria, promova conteúdos relevantes e obtenha forte presença digital para expandir cada vez mais a sua indústria!

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About the Author: Thais Teixeira

Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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