Tanto na indústria, quanto na construção civil e oficinas mecânicas, a pintura é um elemento fundamental para a qualidade dos objetos, pois, além de dar uma maior beleza estética, entrega um adicional no valor de um outro produto. Com as necessidades das pessoas por cores personalizadas, a produção de objetos, equipamentos e carros coloridos ajuda até mesmo na identidade de uma empresa.

Um ponto importante para que a pintura seja feita com um grande profissionalismo é o compressor de ar. Um equipamento fundamental para dar cor a diferentes objetos. Esse equipamento se tornou fundamental não só para o cotidiano dos funcionários das fábricas, mas de todas as pessoas em geral.

O que é compressor de ar?

Explicando didaticamente, os compressores de ar são máquinas que fazem o ar comprimido por meio da conversão de energia mecânica em energia pneumática. Esse processo é feito com o uso de um motor elétrico trifásico, diesel ou motor com combustão à gasolina, entre outras opções.

A forma de como o compressor de ar funciona é complexa internamente. Primeiro, o ar atmosférico passa pela válvula de admissão do cilindro com baixa pressão, enquanto o pistão desce, o ar é sugado internamente. Logo após, a válvula de admissão fecha, e o pistão empurra o ar para cima. A compressão do ar acontece, pois as duas válvulas estão fechadas. Então, depois de comprimido, o ar sai pela válvula de escape, sendo posteriormente direcionado ao cilindro de pressão.

Os compressores são fundamentais para a pintura de vários de produtos como: Móveis, peças de automóvel, carros, motos, caminhões, vasos, entre outros vários elementos.

Forma de manusear os compressores

Um compressores de ar tem uma bomba de ar diferenciada, na qual é responsável apenas por bombeia o ar de um ambiente circundante para um outro local, como um colchões infláveis, aquário, e etc. Esse equipamento trabalha tanto no acionamento de outras máquinas, quanto na manutenção nas linhas de produção industrial.

Existem algumas dicas de como ligar compressor de ar, principalmente em voltagens de 220 W. Primeiro, o fio azul da máquina deve estar conectado com o fio do primeiro andar do pressostato, já o fio amarelo fica ligado ao segundo andar. O fio branco deve ser conectado com o laranja, e deixe o fio marrom isolado. Logo após, ligue diretamente na tomada.

Em casos de sobrecarga ou de alta voltagem do compressor, existe um botão vermelho, que serve para desarmar todo o aparelho.

Outras dicas de uso são:

  • Deixe o compressor a 30 cm da parede; para a lubrificação do equipamento funcione normalmente, é necessário estar sempre nivelado. O objetivo é facilitar a ventilação;
  • Deixe o ambiente limpo, para não contaminar o ar produzido pelo compressor;
  • Faça a limpeza do compressor três vezes por semana, evitando o superaquecimento do produto.

Manutenção do compressor

Pecas de compressor

O processo de reparos do compressor de ar é diverso. Como citado acima, a limpeza periódica do equipamento é um importante meio de manutenção dos compressores. Além disso, outros procedimentos feitos são: Veja o nível do óleo de lubrificação toda a semana, troque o óleo após um mês de uso, após o primeiro mês, a troca deve ser feita por três meses; observe a pressão diferencial no filtro de ar comprimido e veja se há vazamentos de óleo e ar.

Já a manutenção corretiva do compressor de ar deve ser feita da seguinte forma: Sempre faça testes de segurança no produto, como as válvulas de segurança e analise as tubulações. Sempre que haja necessidade, procure um especialista que saiba manusear o equipamento, isso evita acidentes. A pistola também é um outro elemento de risco, quando há problemas no manômetro, ou esteja extremamente sujo, procure uma assistência técnica.

Tipos de compressores de ar

Uma dúvida de muitos que querem adquirir o produto é: qual melhor compressor de ar? Isso vai além da potência e da capacidade de operação, cada compressor tem um específico uso.

Existem diferentes modelos de compressores, além de versões específicas para o setor industrial, doméstico e profissional. Os modelos se dividem em:

Compressor residencial: Esse modelo serve para fazer a pintura de casas, apartamentos, e de paredes de estabelecimentos comerciais;

Compressor profissional: O equipamento é muito usado na pintura de variados veículos como: carros, motos, e caminhões em oficinas mecânicas, calibragem de pneus nas borracharias, entre outros lugares como: marcenarias, serralherias e funilarias;

Compressor industrial: Esse modelo é especial para a pintura na produção de peças automotivas, embalagens, equipamentos hospitalares, aparelhos eletrônicos e máquinas que exigem um bom funcionamento em situações específicos de ambiente, como altas e baixas temperaturas por exemplo.

Além disso, assim como a sua aplicação, existem diferentes compressores entre eles. Se dividindo por:

Compressor de ar tipo pistão: compressor de ar de baixa pressão com uma descarga entre 150 psi ou inferior;

Compressor de ar tipo parafuso: este é um outro tipo de compressor de baixa pressão, ele tem dois rotores que são chamados popularmente de macho e fêmea;

Compressor de ar tipo membrana: ele é responsável por transformar o movimento rotacional do eixo do motor elétrico em linear. O acionamento é feito por motor elétrico. Por se tratar de uma estação móvel, é acionado por motor a explosão gasolina e óleo diesel;

Compressor de ar tipo diafragma: esse compressor funciona pelo acionamento mecânico ou hidráulico. Os compressores de diafragma são utilizados em pequenos fluxos de baixa pressão ou bombas de vácuo;

Compressores de ar de pressão média: com pressão média de descarga entre 151 psi a 1000 psi, contam com modelos monofásicos e trifásicos do aparelho;

Compressores de ar de alta pressão: o modelo é muito comum entre os compressores de ar industrial, com uma pressão de descarga superior de 1.000 psi;

Turbocompressores: Esse modelo tem o objetivo de aumentar a potência de um motor, seja industrial, ou automotivo, sem aumentar o peso final do equipamento.

Conclusão

Como existem uma grande utilidade para este produto, o compressor de ar é um dos equipamentos mais populares do mercado. Para evitar problemas com preço e falta de potência, é ideal buscar qual compressor de ar comprar que seja adequado às suas necessidades.

Mas lembre-se: O ar que gerado pela máquina é puro e livre de partículas e átomos sólidos, sempre esteja atento às normas de segurança do produto antes de usar. Na manutenção, busque um profissional qualificado para essa ação e por último, faça inspeções diárias para manter a qualidade do produto.

Você gostou do assunto? Tem algum questionamento? Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco no Soluções Industriais!