Ter diferenciais competitivos para o seu negócio, significa que a sua empresa consegue se destacar de alguma maneira no mercado.
Esse diferencial pode estar relacionado ao atendimento ao consumidor, aos produtos que oferece, ao relacionamento com os clientes e até nos prazos de entrega de do seu negócio.
Não importa como sua empresa se diferencie positivamente das demais, o importante é compreender que essa característica pode trazer crescimento a pequeno, médio e longo prazo.
No entanto, adquirir diferenciais competitivos não é uma tarefa fácil. É preciso saber gerir o relacionamento com os seus clientes e ainda se destacar em meio à concorrência.
Além disso, o mercado também está cada vez mais acirrado, com inúmeras empresas surgindo a todo instante e com as mais consolidadas buscando sempre inovações.
Mas não há motivos para se preocupar, pois no artigo de hoje vamos mostrar o que são os diferenciais competitivos e como aplicá-los. Se interessou? Então acompanhe a leitura.
O que são os diferenciais competitivos
Basicamente, os diferenciais competitivos são todas as coisas que levam os seus clientes a preferirem comprar da sua empresa ao invés da concorrência.
Os diferenciais competitivos, ou vantagens competitivas, é o que faz seus clientes serem fidelizados, pois ela possibilita que a sua marca seja única diante de todas as empresas concorrentes.
Esses atributos, que tornam a empresa superior para os consumidores, são o motivo pelo qual algumas empresas mantêm as vendas mesmo durante períodos de crise.
Um diferencial competitivo só é válido quando os clientes percebem essa característica. Dessa forma, além de buscar fatores diferenciadores, as empresas devem criar planos de comunicação para divulgar esses valores e atrair mais pessoas.
Como aplicar um diferencial competitivo em sua empresa?
Primeiro de tudo, é importante destacar que cada diferencial competitivo vai de acordo com as características da empresa e como ela pretende aplicá-lo no mercado.
Por este motivo, para colocar um diferencial em prática, o primeiro passo é analisar os pontos fortes dos seus produtos e serviços. Aqui vão alguns exemplos de diferenciais competitivos para você se espelhar:
Ter preço baixo e valor agregado
Sabemos que o preço é um fator determinante e muita das vezes, é ele quem decide a compra de um produto ou serviço. Por isso, diferenciais como frete grátis, descontos, e programas de fidelidades são uma ótima forma de se diferenciar.
Bem-estar do cliente
Outra forma de ter diferenciais competitivos é fazer com que o cliente encontre seus produtos ou serviços com facilidade. Investir em e-commerces, marketplaces e contar com um bom serviço de entrega é uma ótima alternativa.
Além disso, ter um canal de atendimento rápido também faz toda a diferença. Contar com uma equipe que conheça todos os produtos e serviços da empresa e saiba como resolver problemas é essencial.
Confiança
Consumidores criam relacionamentos de confiança com suas marcas preferidas, e isso é um ótimo fator de destaque. Por isso, é fundamental conhecer seu público-alvo.
Estude e pesquise o perfil dos clientes e esteja sempre disponível para atender seus desejos, assim criando um laço de confiança e sendo capaz de fidelizá-los por mais tempo.
Agora que você já sabe o que são os diferenciais competitivos e o que fazer para aplicá-los e se destacar, o que está esperando para começar seu planejamento agora mesmo?
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e não deixe de acompanhar as novidades.