//Resistência e flexibilidade de molas industriais

Resistência e flexibilidade de molas industriais

As molas industriais são dispositivos utilizados com entre as diversas aplicações. Esses materiais são mais presentes no ramo industrial e podem ser encontradas em diversos tipos e modelos, com características e finalidades distintas.

Uma mola industrial pode ser utilizada como componente de um amortecedor de veículos automotivos, prendedores de roupa e até mesmo em equipamentos odontológicos, por exemplo. Isso, pois o seu foco está em proporcionar resistência, rigidez e flexibilidade aos produtos.

Cada um dos produtos constituídos pelas molas utiliza um modelo diferente. Entre os tipos de molas, existem as molas de tração, molas de torção, molas para porta escovas, mola de chapa, molas de compressão, entre outros.

As fabricantes de molas industriais do tipo tração, por exemplo, oferecem seus produtos para empresas que produzem fechaduras e vários outros produtos.

Ou seja, cada fabricante de molas industriais tem o seu próprio tipo de público e variedade de modelos. Dessa forma, o cliente consegue encontrar o produto que precisa, garantindo o máximo de otimização.

Neste post, iremos explicar sobre as molas industriais e seus variados tipos e funcionalidades.

Molas de chapa

As molas de chama, também conhecidas como molas de fita ou espirais, são molas fabricadas em máquinas automatizadas ou semi automáticas. Elas também podem são construídas de forma artesanal.

As molas de chapa normalmente são utilizadas nos setores automobilísticos, eletroeletrônico, têxtil, gráfico, entre outros, e são construídas como componentes de:

  • Cintos de segurança;
  • Portas;
  • Fechaduras;
  • Fresas;
  • Furadeiras industriais; entre outros.

As fabricantes de molas de chapa normalmente realizam a fabricação na do material na espessura de 0,10 mm até 4,00 mm ou de 5,00 mm até 100,00 mm de largura.

Uma das vantagens das molas de chapa é que o material apresenta alta durabilidade, o que o torna econômico. Além disso, as molas de chapa suportam altas temperaturas e podem ser utilizadas em situações mais hostis.

Molas de compressão

As molas de compressão são utilizadas para possibilitar o armazenamento de força para que ela possa impulsionar e amortecer.

Em outras palavras, as molas de compressão são utilizadas para o amortecimento, e é encontrada, especialmente, em veículos automotivos e equipamentos mecânicos, como:

  • Fechaduras;
  • Amortecedores de carros;
  • Compressores de ar;
  • Interruptores de energia elétrica; entre outros.

As molas de compressão são extremamente versáteis e proporcionam resistência. As fabricantes de molas de compressão podem escolher fabricar o materiais em diferentes tamanhos e modelos.

Mola de tração

Assim como as molas de compressão, as molas de tração tem como principal função oferecer movimentos para o qual foram desenvolvidos. Elas contém ganchos nas extremidades dos mais variados tipos. Alguns deles são:

  • Alemão;
  • Inglês;
  • Gancho alongado;
  • Gancho reforçado.

Além disso, a empresa fabricante de molas de tração precisam sempre levar em consideração o gancho ideal para cada aplicação, seja para construir brinquedos, eletrodomésticos, máquinas, entre outros.

Outra forma de se fabricar molas de tração é realizar a produção de forma personalizada. Neste caso, o cliente irá definir o gancho na hora da compra.

Mola de torção

A mola de torção é um dispositivo com a capacidade de sustentar diferentes tipos de cargas e é muito versátil. Ela faz parte das subcategorias das molas para porta escovas.

A mola de torção pode ser fabricada de forma artesanal ou por meio de máquinas automáticas e semiautomáticas – geralmente feitas em aço. Seu foco é proporcionar uma torção mais eficiente.

A partir da mola de torção, quando a mesma é submetida ao esforço de determinada carga, o material enrola ou desenrola em suas espirais.

As fabricantes de molas de torção podem fabricar esses materiais em formatos variados. Isso dependerá da necessidade de cada cliente e dos seus respectivos projetos que precisam atender a cargas específicas.

Ou seja, a mola de torção varia de acordo com seu modelo, diâmetro, faixa de bitola, formato, uso específico, entre outros.

Todos os formatos confeccionados adequadamente concedem alta resistência e flexibilidade. Por fim, a mola de torção pode ser encontrada em ambientes como:

  • Áreas residenciais;
  • Escritórios;
  • Máquinas industriais;
  • Impressoras;
  • Eletrodomésticos; entre outros.

Molas para porta escovas

A categoria de molas para porta escovas tem a finalidade de manter uma pressão sobre as escovas de carvão, promovendo o melhor funcionamento dos motores de corrente contínua e geradores.

As fabricantes de molas industriais normalmente fabricam as molas para porta escovas em material de aço inox, aços especiais e aço AISI-0301. Cada um desses formatos tem as suas características próprias e variação de pressão, podendo chegar a mais de 10%. Abaixo, veja cada um dos modelos das molas para porta escovas:

  • Molas em lâminas;
  • Molas de torção;
  • Molas em anéis;
  • Molas tipo caracol;
  • Molas de flexão em espiral.

Como escolher um bom fabricante de molas industriais?

Já podemos compreender que as molas industriais desempenham um papel fundamental em muitos segmentos.

Por essa razão, é essencial optar por empresas que oferecem os determinados materiais com a qualidade e durabilidade necessária, para que não haja futuras frustrações e transtornos, ocasionando em custos com substituição de peças.

Para analisar e escolher a fabricante de molas industriais mais adequada, é importante levar em consideração fatores como a elasticidade e resistência dos produtos. Isso, pois alguns modelos são mais flexíveis do que outros.

Realize uma pesquisa prévia para conhecer de forma mais aprofundada sobre as molas industriais e seus variados modelos. Isso é algo fundamental, pois ajuda a conhecer sobre as funcionalidades do produto, facilitando assim, a escolha de uma fabricante de molas industriais de qualidade.

Também analise todos os materiais utilizados para a fabricação das peças, assim como as máquinas utilizadas a produção. A escolha de uma máquina automatizada é importante e influencia diretamente na qualidade dos produtos.

Se destaque com a resistência e flexibilidade das molas industriais

Ao longo do artigo, vimos que existem no mercado uma gama de modelos de molas industriais. Cada uma delas promovem uma capacidade diferente de carga e é utilizado para determinadas situações e finalidades.

Entre os modelos de molas industriais, temos as molas de chapa, molas de compressão, molas de tração, mola de torção, molas para porta escovas, entre outras categorias e subcategorias.

Por fim, pelo mercado de molas industriais ser complexo e ter uma grande variação de formatos, é essencial que a fabricante de molas industriais escolhida seja uma referência no setor. Dessa forma, a empresa poderá auxiliar os seus projetos com os produtos mais adequados!