Aplicar estratégias de marketing é fundamental para as empresas se destacarem. Mas é comum que algumas pessoas pensem que basta aplicar apenas as estratégias de marketing digital, por exemplo, para obter bons resultados no seu negócio.

Embora seja um dos processos indispensáveis, não é o suficiente para a sua empresa ter resultados positivos e de sucesso. Por isso, é preciso começar aplicando as estratégias internamente. Ou seja, o marketing interno, mais conhecido como endomarketing.

E quando o assunto é ações de endomarketing, é quase impossível não relacionar ao bem-estar dos colaboradores de diferentes segmentos, inclusive na indústria. Além disso, essa prática é infalível para gerar o aumento de produtividade e diversas outras vantagens.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

Neste conteúdo você vai conferir os seguintes tópicos:

O que são ações de endomarketing?

O que e acoes de endomarketing min

O endomarketing, ou marketing interno, são ações estratégicas voltadas para o público interno da empresa, cujo objetivo é estabelecer o melhor relacionamento e garantir um ambiente de trabalho agradável.

Por sua vez, é  uma estratégia de marketing essencial para motivar e engajar os colaboradores, permitindo excelentes resultados internos e externos. Isso porque, as ações aplicadas, podem impactar diretamente no modo como o público externo enxerga a sua marca.  

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, colaboradores felizes são 12% mais produtivos. Com isso, é possível considerar a importância das ações de endomarketing, principalmente na indústria, para evitar a insatisfação dos funcionários e outros impactos negativos. 

Ao aplicar essa tática na sua indústria de bucha de aço, por exemplo, será a forma eficaz de tornar a sua equipe fiel e produtiva, bem como melhorar a imagem da sua marca.

Saiba mais sobre o endomarketing na indústria!

Saiba mais sobre o endomarketing na industria min

Pode não parecer, mas quando falamos em ações de endomarketing, poucos relacionam a aplicação dessa prática no setor industrial. Por ser um segmento que tem como principal função produzir bens de natureza diversa, é essencial ter uma equipe motivada, engajada e, principalmente, ter um ambiente agradável.

Consequentemente, quanto maior produtividade, melhor para o negócio ter a oportunidade de se destacar e conquistar excelentes resultados. Além disso, é importante considerar a redução de turnover ao aplicar as estratégias de marketing interno.

E se estiver se perguntando “o que é endomarketing para a indústria”, saiba que são, basicamente, as mesmas táticas aplicadas para o público interno de uma empresa que atua com vendas de etiquetas personalizadas. Contudo, na indústria as estratégias internas são voltadas para os colaboradores da fábrica.

Mas por qual motivo você deve investir em ações de endomarketing na indústria?

Se restam dúvidas sobre isso, basta pensar na experiência do colaborador. Aliás, lembre-se da rotatividade da equipe e outros impactos, tais como:

  • Má reputação da empresa no seu mercado;
  • Maiores custos em decorrência da rotatividade da equipe;
  • Menor número de clientes satisfeitos com os serviços;
  • Entre outros.

Abaixo, listamos algumas ações que você pode aplicar na sua companhia para elevar a produtividade dos colaboradores. Confira!

4 ações de marketing interno para o seu negócio

4 acoes de marketing interno para o seu negocio min

1. Atenção à comunicação interna

Há quem confunda comunicação interna com as estratégias do marketing interno. No entanto, embora sejam parecidas, elas são diferentes. Por isso, é muito importante se atentar a estes fatores.

Isso porque a comunicação interna nada mais é do que a forma da empresa se comunicar de maneira clara e eficiente com os seus integrantes. 

Em outras palavras, é o modo da companhia promover menos falhas e garantir motivação para a equipe, tendo em vista que a falta de comunicação clara e objetiva pode acarretar mais erros, insatisfação e, consequentemente, queda da produtividade e aumento do turnover.

Portanto, invista na tecnologia para obter uma comunicação interna eficiente, aproveitando diferentes meios como, por exemplo, a internet, para promover a interação e garantir um marketing interno de sucesso.

Lembre-se: a comunicação interna é uma das táticas para apresentar aos colaboradores as iniciativas advindas das ações de endomarketing.

2. Capacitar a equipe é uma das ações de endomarketing

Capacitar a equipe é ideal para promover o melhor desempenho, diminuir a taxa de erros e influenciar no bem-estar dos colaboradores. Isso porque são mais valorizados, visto que as atividades sobre determinada função são bem explicadas.

É válido destacar que os treinamentos não devem ser aplicados apenas no processo de integração. Sendo assim, deve ser realizado de maneira constante para evidenciar as tarefas delegadas, ressaltar a cultura, objetivos da empresa e assim sucessivamente.

Dito isso, promover o treinamento e a capacitação constante é uma das ações de endomarketing indispensável nas organizações, principalmente na indústria. Como resultado, a companhia vai reter talentos e gerar experiência positiva dos seus integrantes.


Veja também:


 

3. Promover o bem-estar é fundamental para valorizar o colaborador

Se engana quem pensa que ter uma equipe capacitada para executar tarefas pode ser suficiente para os bons resultados da organização. É preciso fazer mais do que isso! Mas o que fazer além da capacitação e fortalecimento da comunicação interna?

Esse questionamento é fundamental para pensar em proporcionar o bem-estar dos funcionários, afinal, são eles que produzem e colaboram para os resultados positivos da marca, certo?

Por isso, nada mais importante do que pensar no marketing interno para elevar a satisfação da equipe. Essa prática faz com que os integrantes se sintam importantes para a companhia, e não apenas um número para compor o quadro de colaboradores.

Um exemplo da ação de endomarketing para o bem-estar dos integrantes da empresa, é aplicar palestras com especialistas no assunto sobre prevenção de doenças ocupacionais, além de outros temas, como, por exemplo, sanar dúvidas sobre transtornos mentais, acidente de trabalho, síndrome de burnout, entre outros.

4 . Ofereça benefícios

Outra ação de endomarketing indispensável nas empresas é, sem dúvida, oferecer benefícios aos integrantes. 

Embora você, como gestor, tenha um bom planejamento e organização para efetuar os pagamentos em dia, por exemplo, é importante oferecer mais benefícios aos colaboradores, desde que esteja dentro dos seus orçamentos.

Suponhamos que a sua indústria vende mais em datas sazonais. Não seria interessante apostar em campanhas para a equipe comercial e oferecer benefícios a todos os integrantes do setor se alcançarem a meta determinada?

Além de completar o salário, a equipe certamente terá o aumento de motivação para o próximo mês, ou seja, terão a vontade de conquistar mais resultados como o que foi alcançado, seguindo os mesmos objetivos da organização.

Com essas ações de endomarketing a empresa obtêm retornos imediatos, logo, tende a crescer cada vez mais no seu mercado.

Conheça as vantagens das ações de endomarketing

Conheca as vantagens das acoes de endomarketing min

Agora que você já sabe quais são as ações de endomarketing indispensáveis nas empresas, chegou o momento de conhecer as vantagens dessa estratégia.

E é quase impossível não citar o aumento de produtividade como uma das principais vantagens, não é mesmo?

Isso porque, com os treinamentos frequentes, uma boa comunicação interna, bem como valorizar o colaborador promovendo o bem-estar, é possível gerar  bons resultados na equipe. Não só isso, mas as ações de endomarketing nas empresas são determinantes para oferecer um ambiente de trabalho agradável

Afinal, quem não deseja trabalhar em uma corporação que valoriza seus serviços, oferece benefícios e possui um ambiente saudável?

Decerto que você, como colaborador, deseja ter todos esses benefícios para se sentir valorizado. Aliás, isso é fundamental para a retenção de talentos, redução de custos na organização devido à queda do turnover, entre outros fatores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management, profissionais motivados podem ter uma elevação na produtividade de até 50%. Nesse sentido, ao investir no endomarketing, a marca pode influenciar no modo como os colaboradores enxergam a empresa e, consequentemente, ter uma equipe treinada, motivada e satisfeita. 

Por essas razões, investir no marketing interno é primordial para alcançar metas e objetos na indústria, comércio, escritórios, dentre outros segmentos.

Conclusão

Conclusao 8 min

O endomarketing é uma estratégia indispensável para promover o aumento de produtividade da equipe, além de gerar motivação e melhores resultados internos e externos.

Afinal, uma equipe desmotivada dificilmente irá contribuir para o sucesso da marca. Nesse sentido, as ações de endomarketing devem ser aplicadas nas organizações e, principalmente, na indústria, tendo em vista que o marketing interno foca em pessoas.

De maneira geral, é um conjunto de ações estratégicas para gerar resultados positivos, a fim de promover interação entre colaboradores e empresa através de eventos, treinamentos, comunicação interna eficiente, entre outros métodos.

Dito isso, é válido considerar que o endomarketing é uma tática interna imprescindível para quem busca promover a redução da troca de funcionários, redução de custos, gerar o aumento da produtividade, ter uma equipe satisfeita, entre outras vantagens.

Vale destacar que, para aplicar o marketing interno, é essencial conhecer a sua equipe, ter objetivos definidos, apostar em eventos com frequência, além de capacitar os integrantes da empresa. Assim, será possível garantir um ambiente de trabalho agradável e, em consequência disso, excelentes resultados internos e externos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário!

About the Author: Thais Teixeira

bb8d45f565f6f799220c8650e926d332?s=72&d=mm&r=g
Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

Posts Relacionados